quinta-feira, 3 de março de 2016

Organizar o casamento em 10 passos

A especialista em casamentos, Susana Esteves Pinto, compôs uma lista de 10 passos para a organização do casamento perfeito.

Visão do todo: a organização: Entender o que nos espera, conhecer os passos e fazer as escolhas que fazem sentido para nós. Da lista enorme de tarefas, o que precisamos realmente, o que queremos, como queremos?

Dança de números: o orçamento: É importantíssimo conhecer os números, as parcelas, quanto custam as coisas. Saber negociar com elegância e gentileza e distinguir o acessório do fundamental. Nunca passar a linha vermelha, não gastar mais do que se tem e dominar a arte da soma em modo zen.

Imagens para sempre: a fotografia e o vídeo: A importância da empatia e do primeiro contacto, estas são as memórias em forma física que ficarão da festa. Como escolher, como treinar e como aproveitar a experiência da melhor forma, para todos os envolvidos: noivos, convidados e profissionais.

Cenário perfeito: o espaço: Há tantas opções! Uma quinta, uma casa de família, perto e mais caro porque as grandes cidades são mesmo assim, ou longe e no interior, onde é tudo mais acessível mas inclui deslocações e outras questões logísticas? Um hotel cosmopolita ou um jardim e um piquenique. É possível? Sim, basta que saibam o que perguntar e assegurar, e estejam disponíveis para conversar. A flexibilidade será uma grande qualidade.

Toques de mestre: a decoração:  A decoração é o cenário de tudo. Da festa, no momento, e das fotografias e do vídeo, para a posteridade. É capaz de tornar o sítio mais sem graça (mas com potencial) num espaço de sonho. Aqui incluímos as flores, o mobiliário exterior, os pequenos cantos e recantos, os detalhes gráficos.

Espelho meu: a noiva: Comecemos pelo vestido! Não experimentar o que não podes comprar, é a regra de ouro. E com quem se vai às compras? Com uma companhia, no máximo duas. A isto juntem o que o vosso instinto vos diz e a soma será o vestido perfeito. Se não for à primeira, não tem importância nenhuma.

Sobre a mesa: a ementa e o bar: Menos é mais! É fundamental que a comida e a bebida não faltem mas a aposta deve ser na qualidade e menos na quantidade. Nada de excessos como cascatas de camarão e torres de leitão. Um muito bem servido cocktail (com aperitivos e bebidas a sério) emparelha muito bem com uma refeição de um só prato, suculento e bem servido. Bolo dos noivo para sobremesa e está muito bem feito.

"Let's party": a festa: Se o fotógrafo capta os vossos momentos, o DJ é a alma da festa. Percebam quem vocês são e quem são os vossos convidados (animais de festa, dançarinos ou tímidos?) e preparem um pista em conformidade.

Por obséquio: o protocolo e gentilezas: Agradecer a todos é obrigatório. Há uma enormidade de pessoas que vos acompanhou até aqui e tornou este dia possível: profissionais, amigos, desconhecidos, família. Agradecer é simpático e gentil.

Tudo igual, tudo diferente: casar fora de época: Está é a minha sugestão final. Não quer dizer que custe menos mas seguramente recebe-se mais: os profissionais estão mais disponíveis e menos cansados, os serviços podem ter época baixa, os amigos e a família são menos solicitados para eventos variados e a ideia de uma festaça inesperada pode ter muita graça.
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