sexta-feira, 19 de maio de 2017

10 coisas que não sabias sobre Einstein

Albert Einstein foi, sem dúvida, o mais importante cientista do século XX, e isso toda a gente já sabe! Ele morreu no dia 18 de abril de 1955, em Princeton, cidade do Estado de Nova Jersey, nos Estados Unidos.

O físico revolucionou a ciência com a sua teoria geral a relatividade, que se tornou um dos pilares da física moderna. Símbolo da inteligência e da sabedoria, Einstein foi uma grande figura da história mundial.

1. Einstein demorou para aprender a falar: Albert Einstein demorou para começar a falar, e permaneceu relutante a falar até aproximadamente os 7 anos de idade. Alguns chegaram a cogitar que ele pudesse ter síndrome de Asperger, uma desordem de espectro autista que afeta o desenvolvimento da linguagem e o comportamento em crianças.

2. Ele nunca falhou em matemática: Apesar de existir um mito de que Einstein tenha falhado na matemática no início da sua educação, isso não é verdade. Ele sempre se destacou em física e matemática e demonstrou aptidão para cálculos desde os 12 anos de idade.

3. Einstein teve as suas melhores ideias num ano: Em 1905, Einstein publicou quatro artigo que incluíam algumas das suas contribuições mais significativas para a física. Isso aconteceu quando ele escreveu a sua dissertação de doutorado. Desses quatro artigos, um estabeleceu a teoria matemática da relatividade e o outro mais tarde ganhou o prémio Nobel.

4. Ele não ganhou o Nobel pela Teoria da Relatividade: O prémio Nobel não foi concedido a Einstein pela teoria da relatividade, mas sim  por um artigo sobre o efeito fotoeléctrico, usando a teoria quântica.

5. Einstein mediou uma negociação de reféns: Einstein era um pacifista. Na Alemanha pós-Primeira Guerra Mundial, ele mediou uma negociação de reféns, quando estudantes radicais da Universidade de Berlim raptaram o reitor e vários professores de forma violenta. Neste episódio, Einstein e Max Born, um pioneiro da mecânica quântica, foram capazes de neutralizar a situação.

6. Ele teve uma filha ilegítima: Enquanto frequentava a universidade em Zurique, Einstein teve um caso de amor com uma colega chamada Mileva Marić, que acabaria por se tornar a sua primeira esposa. No início do relacionamento, no entanto, o casal teve uma filha chamada Lieserl. O bebé nasceu antes do casamento e não foi criada pelo casal. Muitos acreditam que a criança possa ter morrido ou ter sido dada para adoção.

7. Einstein era mulherengo: O casamento de Einstein e Marić acabou por causa do cientista andar a namoriscar com outras mulheres. Uma das suas amantes, a sua prima Elsa, acabou por se tornar a sua segunda esposa. Ele também foi infiel no segundo casamento. 

8. O dinheiro do prémio Nobel foi para um acordo de divórcio: O divórcio de Einstein e Marić foi concedido com uma condição: que ele desse à ex-mulher o dinheiro que ganhasse no prémio Nobel, Isso aconteceu em 1922. 

9. Einstein foi convidado para ser Presidente de Israel: Além das suas realizações na física, Einstein também era famoso pelo seu posicionamento político. Ele foi um pacifista por toda a sua vida e lutou contra a proliferação das armas nucleares após a Segunda Guerra Mundial. E 1952, o primeiro-ministro israeliano, David Ben-Gurion, ofereceu a Einstein a presidência do Estado de Israel, mas ele não aceitou por conta da sua idade avançada.

10. O cérebro de Einstein foi roubado: Einstein queria ser cremado após a sua morte, mas o médico que realizou a sua autópsia no dia 18 de abril de 1955, em Princeton, o patologista Dr. Thomas Harvey, tinha outros planos. Ele queria estudar o cérebro de um dos grandes génios da época e, por isso, roubou o cérebro de Einstein. Depois de 43 anos, o órgão cortado e armazenado em frascos retornou para Princeton. 
0

0 comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.