domingo, 30 de abril de 2017

Cansado mas não queres café? Estes 5 alimentos podem te ajudar

A cafeína é sagrada para muitos. Para quem não é, há alimentos que podem ajudar a combater a fadiga. 

O bocejo já está à espreita e o dia ainda está longe de acabar?

Uma chávena de café seria a solução para muita boa gente. Mas para quem não é apreciador, ou para quem já bebeu demasiado café por hoje, há alternativas valiosas - e sem cafeína.

O site Food Matters realça cinco alimentos em particular que podem dar uma ajuda, no que a energia diz respeito, na ausência do café. Fica com a lista.

Bananas:
A banana é um óptima substituta de snacks para quem está habituado a praticar exercício físico. Além de as vitaminas A,B e C serem alguns dos nutrientes presentes na banana, este fruto tão simples conta com que seja uma fonte de energia para o organismo.

Cacau:
O cacau não tem cafeína mas tem outra substância, a teobromina, que pode ajudar a estimular de forma diferente da do café. O cacau, além do mais, é rico em antioxidantes, minearais, ferro, potássio, entre outros minerais, o que faz com que sejam uma ajuda, mesmo em termos cardiovasculares.

Ginseng:
As propriedades do ginseng são cada vez mais conhecidas e não será acaso que seja ingrediente na composição de diversas bebidas energéticas. Há diferentes variedades desta planta e os seus efeitos na memória, por exemplo, já eram elogiados. Mas estudos mais recentes mostram resultados positivos no que ao combate a fadiga diz respeito, como aconteceu com um estudo desenvolvido pela Mayo Clinic.

Sementes de chia:
Habituadas a figurar nas listas de 'superalimentos' as sementes de chia são já usadas há milhares de anos. Os aztecas, por exemplo, eram apreciadores, ao ponto de as oferecerem a  deuses. Com valor proteico, estas sementes são também uma ajuda ao organismo na reposição de energia.

Sumo de beterraba: 
Um autêntico sumo de vitalidade, o sumo de beterraba é cada vez mais estudado e há entre atletas adeptos e com razão: afinal de contas, não só pode ajudar a tornar o exercício físico menos extenuante, como ajuda na recuperação física.
0

0 comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.