Saber partir um ovo é uma das capacidades essenciais e mais básicas na culinária. Apesar de saberes partir um ovo, pode não significar que o estejas a fazer da forma mais segura.
Decides fazer uns ovos fritos ou mexidos e nem pensas duas vezes, ates com o ovo na borda da frigideira e abres a casca deixando o ovo cair no meio da frigideira. Sabias que nunca devias partir o ovo dessa forma?
Porquê? Porque, nos ovos, a salmonella encontra-se sobretudo na casca e ao bater com ela na frigideira não só poderás contaminar o utensílio onde vais cozinhar os teus ovos como, por não ser uma superfície plana, poderás parti-lo de forma irregular, fazendo com que pequenos pedaços possam acabar na tua omelete. Como destaca o El Confidencial, os especialistas aconselham a partir a casca do ovo contra uma superfície.
E não penses que lavar os ovos reduz o risco de contágio por salmonella. Pelo contrário, lavar os ovos aumenta o risco de contágio, uma vez que com a água os poros da casca dos ovos abrem-se, permitindo que a bactéria penetre no interior do ovo.
A melhor forma de evitar o contágio é mesmo escolher os ovos mais limpos e evitar que a casca entre em contacto com o ovo.
0 comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.