Igrejas do Diabo na Roménia
A iconografia da Igreja Ortodoxa Oriental é em geral bastante diferente daquela que conhecemos. Raramente vemos pinturas dedicadas ao Diabo nos murais e pinturas de igrejas católicas. No geral, esse é um personagem secundário, presente, mas raramente protagonista.
Em muitas igrejas cristãs orientais ortodoxas na região da Transilvânia é comum ver representações vividas do Diabo e de outros anjos que caíram e com ele reuniram-se no inferno. As imagens geralmente são do julgamento Final e costumam deixar claro o que vai acontecer com os que não vão para o céu, no tormento eterno do submundo.
Na Transilvânia existem ortodoxas conhecidas como Devil Churches. Construídas entre os séculos XIII e XIX, essas igrejas têm paredes com pinturas que representam o Diabo. O engraçado +e que não existe culto ao Diabo em tais igrejas, mas as imagens sobre o mesmo são tão assustadoras quanto impressionantes.
Uma dessas igrejas é a igreja do arcanjo Miguel, que se encontra na cidade de Gurasada, no condado de Hunedoara. A igreja é do século 13, mas os murais com dezenas de demónios são de 1765. É possível ver na igreja cenas do pós Juízo Final, onde os demónios atormentam as pessoas.
Os "pecadores" são queimados vivos, enforcados e até mergulhados em caldeiras com água a ferver. Os demónios têm até nome e punem as más ações das pessoas.
Esse mural, de artista desconhecido, por exemplo, foi pintado ainda em 1819.
Outras dessas igrejas são dedicadas aos Arcanjos Sagrados Miguel e Gabriel e está localizada em Corund, no condado de Satu Mare. Um dos murais dessa igreja de madeira mostra uma cena curiosa. No caso, Lúcifer espera o condenado na entrada do inferno.
Ele segura uma bandeira preta (que simboliza a morte) e usa como uma corneta para anunciar a chegada dos que passarão para a eternidade sendo torturados. Enquanto ele recebe as pessoas, outros demónios empurram e torturam os condenados a viver no inferno.
0 comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.