Antes de mais nada, vale a pena avisar que este artigo pode conter alguns spoilers para quem nunca viu "Invocação do Mal" ou o seu spin-off "A Freira" - sendo assim, prossegue por tua própria conta e risco.
Bem, os filmes de terror que teoricamente são baseados em factos reais sempre nos deixam com uma pulga atrás da orelha - mas, afinal, será que esses casos macabros realmente aconteceram ou os diretores dos filmes apenas utilizam tal estratégia para aumentar a venda dos bilhetes?Em teoria, o primeiro capítulo da franquia dirigida por James Wan foi baseada nas aventuras dos investigadores paranormais Ed e Lorraine Warren, cujas histórias também já renderam livros. No filme, a dupla é contratada para investigar fenómenos bizarros que atormentam a residência de Harrisville. Já na sequência, "Invocação do Mal 2", somos apresentado a uma criatura demoníaca identificada simplesmente como Valak.
O demónio retorna no spin-off "A Freira", voltando a aterrorizar a vida dos espetadores e tomando a forma de uma freira nada simpática. O que poucos sabem é que, embora seja impossível atestar se as experiências da dupla Warren são reais ou não, Valak definitivamente não é uma invenção dos roteiristas do filme. A criatura, na verdade, foi citada pela primeira vez no século XVII.
Entidade macabra
Também grafado como Ualac, Valac, alax, Valu ou Valic, a entidade em questão é o 62º demónio d'A Chave Menor de Salomão, um grimório dividido em cinco partes e cuja autoria costuma ser atribuída ao Rei Salomão (sim, o mesmo que é citado no Antigo Testamento). O livro em questão, muito famoso na demonologia e por praticantes da Goetia (uma forma de magia negra), lista o nome de 72 demónios que Salomão teria "domado" durante o seu reinado, dando instruções de como convocá-los para realizar desejos.
Embora os filmes tenham apresentado-o de uma forma completamente distinta, o Ars Goetia /secção do grimório que descreve as entidades) afirma que Valac se manifesta como uma criança com asas de anjo montado num dragão de duas cabeças. A sua especialidade seria dar respostas sobre tesouros escondidos e revelar a localização de víboras, entregando-as de forma inofensiva ao mago.
O seu "ranking" é de presidente, tendo 38 legiões de espíritos sob o seu comando. É dito que Valac move-se com rapidez, voando e geralmente desaparecendo sob o teto. Tal como os outros demónios de Goetia, a invocação de Valac exige que o mago desenhe o seu selo e siga um ritual específico para que a entidade se manifeste. Além de aparecer na franquia "Inovação do Mal", ele também já foi citado na HQ "Chilling Adventures of Sabrina" e no filme "Vampiros de John Carpenter".
Livro proibido
É importante ressaltar que, embora Salomão seja uma personagem bíblica, o tomo sagrado não faz referência a qualquer um dos demónios citados no grimório em questão e a Ars Goetia é considerado um "livro proibido" pelo Vaticano. Apesar disso, como foi dito anteriormente, ele ainda é bastante popular (especialmente na Europa) e não é difícil encontrar quem tente repetir os rituais descritos em tal. Independentemente da tua fé, é sempre bom avisar: crianças, não tentem isso em casa!
0 comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.