Emagrecer não é apenas ver os ponteiros da balança baixar nem comprar roupas com uns tamanhos abaixo dos usados. É toda uma batalha por um corpo melhor, mais saudável e por uma mente livre de complexos e culpas.
Contudo, são muitos os fatores – internos e externos – que agem como obstáculos e condenam o sucesso de uma dieta de emagrecimento.
De acordo com o site Mind Body Green, não dormir as horas suficientes prejudica, em muito a capacidade de levar uma dieta de forma rigorosa. Além de interferir com o 'relógio interno', a falta de sono leva à acumulação de cansaço que tanto pode levar a umas faltas ao ginásio como a uma maior sensação de fome.
Fazer uma dieta implica fazer um compromisso e ser rigoroso, contudo, devem existir exceções à regra, mesmo que raras. Diz o site que ser-sedemasiado rígido com um plano alimentar leva a que as escolhas para as refeições recaiam sempre nos mesmos alimentos, ficando de fora outros que também são importantes.
Uma dieta de perda de peso é mais eficaz quando à alimentação é somada uma vida ativa e exercitada, contudo, treinar em demasia pode causar cansaço e níveis elevados de stress. A partir do momento que a hormona cortisol está mais ativa, a 'fome emocional' fica mais frequente.
E por falar em fome emocional, o site destaca ainda que o insucesso de uma dieta pode ser causado pelo excesso de comida ingerida, muitas vezes por consequência do cansaço, preocupações e stress. Controlar as porções é a melhor alternativa para os momentos em que a falsa fome fala mais alto.
Beber demasiadas bebidas alcoólicas ou refrigerantes e pouca água prejudicam o bom funcionamento do organismo e levam a problemas digestivos e enganadores do estômago, como é o caso da insaciedade constante. A ingestão de bebidas alcoólicas pode até só acontecer ao fim de semana, mas os efeitos serão notórios nos dias seguintes.
Mas mesmo quando se leva a dieta a sério, se bebe bastante água e se pratica exercício físico é possível não conseguir emagrecer. Aqui, os culpados podem ser alguns problemas de saúde desconhecidos, como é o caso da sensibilidade, alergia ou mesmo intolerância a determinados alimentos.
0 comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.