Livro retrata a história de um pai e filho judeus que lutam para permanecerem juntos e sobreviverem ao Holocausto.
A tranquilidade da família Kleinmann chega ao fim quando, nos anos 30 do século passado, a Alemanha nazi anexou a Áustria.
A partir desse momento, todos os judeus foram perseguidos e castigados, um destino a que a família Keinmann não escapou.
Gustav e Fritz, pai e filho, respetivamente, foram os primeiros judeus austríacos a serem presos e a serem enviados para Bunchenwald, na Alemanha, onde foram obrigados a construir o campo de concentração onde tantos compatriotas viriam a morrer.
Apesar de todo o sofrimento e momentos de tortura a que foram sujeitos, pai e filho foram conseguindo ultrapassar todas as provocações devido ao amor que os unia.
Porém, um dia Gustav recebeu a ordem de transferência para Auschwitz e não restavam dúvidas: ia morrer. O filho Fritz viu-se então perante um dilema: deixar o pai morrer sozinho ou ir com ele para a morte.
'O Rapaz que Seguiu o Pai para Auschwitz', da autoria de Jeremy Dronfield, não é apenas mais uma história sobre o Holocausto como tantas outras. "Contém elementos de todas as outras, mas é diferente de qualquer outra. É uma história verídica. Todas as pessoas, em todos os acontecimentos (...) são retiradas de fontes históricas", lê-se no prefácio do livro.
A obra foi escrita com base no diário secreto de Gustav e com a ajuda e uma "meticulosa pesquisa documental".
0 comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.