quarta-feira, 6 de junho de 2018

A verdade por trás de 'O Resgate do Soldado Ryan'

Em 2018, o filme "O Resgate do Soldado Ryan" faz 20 anos, mas continua a emocionar o público, mas continua a emocionar o público. A obra aborda os acontecimentos do Dia-D e as suas consequências imediatas, focando especialmente no resgate de um soldado que tinha acabado de perder os três irmãos na mesma guerra.


SEPARADOS PELA GUERRA
Os quatro irmãos - Edward, Preston, Bob e Frederick (Fritz) Niland - ingressaram no exército em unidades separadas. Embora isso significasse uma maior chance de não morrerem todos juntos num ataque, por exemplo, também significava que eles não conseguiram ter tantas notícias uns dos outros.

Em maio de 1944, não muito antes do Dia-D, Edward foi capturado pelos japoneses. Ele era paraquedista e cometeu um erro na hora de saltar nas selvas da Birmânia, por isso acabou por cair no lugar errado. Como depois a sua equipa não teve mais nenhuma notícia dele, assumiram que ele tinha sido morto.

Bob, por sua vez, morreu na Normandia no Dia-D como um herói de guerra. Ele e os outros dois companheiros decidiram ficar para trás e atrasar os alemães enquanto o resto do grupo escapava.

Robert (Bob) Niland
Já Preston foi morto no dia seguinte, logo depois de atacar a praia de Utah. Da praia ele conseguiu escapar, mas foi ferido mortalmente depois, quando tentou capturar a Bateria de Crisbecq, um bunker que tinha sido capaz de afundar um destroier dos Estados unidos.

Em casa, a mãe dos irmão Niland recebeu a notificação da morte dos três filhos no mesmo dia. Depois de um golpe desses, só lhe restava depositar as suas esperanças em conseguir rever pelo menos Ryan.

Preston Niland
O Departamento de Guerra também não queria que uma família inteira fosse dizimada pela guerra, então determinou que o quarto irmão, Fritz, tinha que voltar para casa assim que fosse encontrado. O responsável por essa missão foi o padre Francis Sampson, capelão do regimento - e ele obteve sucesso. 

Frederick (Fritz) Niland

RESGATE E SURPRESAS
Fritz foi então encontrado pelo padre, descobriu que os irmãos tinham morrido (por causa da dificuldade nas comunicações, ele continuava a acreditar que os irmãos estavam bem) e voltou para casa como ordenado. 

Eis que, em maio de 1945, um ano depois, a família Niland recebeu a fantástica notícia de que Edward - que todos acreditavam que tinha sido assassinado pelos japoneses - tinha sido encontrado vivo!

Edward Niland

O QUE MUDOU DA REALIDADE 
PARA O FILME?
O filme no geral é bastante fiel à história dos irmãos Niland. As mudanças feitas tiveram a intenção de garantir um efeito mais dramático. No filme, é mantida a ideia de que os três irmãos morrem; afinal, apenas um irmão sobrevivente em vez de dois com certeza é mais apelativo emocionalmente. 

Da mesma forma, foi mais empolgante acompanhar no filme uma equipa de procura e resgate pelo soldado relutante em voltar para casa do que vê-lo a ter uma conversa com o padre.
0

0 comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.