Há perguntas verdadeiramente incómodas numa entrevista de emprego, e esta está, sem dúvida, no topo. Está preparado com as dicas que preparei para ti e deixa o stress em casa.
As entrevistas de emprego podem ser momentos stressantes na vida de uma pessoa. Os nervos, o medo de falhar e os bloqueios na hora de responder a questões difíceis podem dificultar a performance do candidato.
Mas podes minimizar parte dos problemas ao preparares-te devidamente para o processo de seleção de uma empresa. Existem perguntas comuns a várias entrevistas de emprego, uma delas prendendo-se com a razão pela qual deixaste o teu emprego anterior. Por isso, ao seres questionado sobre essa matéria, sabe como responder da melhor forma.
FOSTE DESPEDIDO
Sê honesto. Dizer a verdade é sempre a melhor forma de garantires que não és apanhado a mentir. Por vezes as empresas consultam os antigos empregadores como forma de ter uma referência da pessoa que planeiam contratar, portanto deves ser fiel à verdade embora usando alguns truques.
Por exemplo, se foste despedido por culpa tua, não te alongues mito nos detalhes que levaram ao despedimento tentando antes expor o que aprendeste com os erros e a experiência adquirida. Se deixaste o emprego por motivos pessoais deverás da mesma forma não te alongares nas razões em questão, tentando focares-te no desejo de embarcar num novo desafio.
Caso a empresa tenha passado por uma reestruturação que levou ao corte de pessoal, explica como isso poderá ser um aspeto positivo já que permite uma mudança para uma empresa que vai de acordo às tuas expetativas.
VONTADE DE EVOLUIR
NA CARREIRA
Essa resposta mostra determinação e perseverança em atingir um objetivo, bem como vontade de progredir e aprender. Explica como o anterior emprego te impedia de evoluir profissionalmente e mostra ambição de carreira. Caraterísticas muitas vezes procuradas pelos empregadores.
DEIXASTE DE TE IDENTIFICAR
COM OS VALORES DA EMPRESA
Se a empresa onde trabalhaste mudaste de gestão, podes explicar as razões pelas quais te deixaste de identificar com os valores em que a empresa se baseia. Explica como isso mudou os processos de trabalho dos colaboradores, razão pela qual deixaste de ter um emprego adequado. Mas se planeias dar esta resposta, estuda cuidadosamente a missão e propósito da empresa a que te candidatas para que possas explicar como te enquadras nelas e como poderás dar o teu contributo.
PROCURA DE NOVOS
DESAFIOS
É sempre positivo mostrar que és uma pessoa cheia de energia e vontade de abraçar novos projetos. Mas foca-te em explicar o que já conseguiste concretizar até à data, os conhecimentos ganhos com a experiência anterior e como eles poderão ser uma mais-valia para a posição a que te candidatas.
0 comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.