sexta-feira, 22 de maio de 2015

10 conselhos para arranjar emprego

1. "Uma longa vida começa com um simples passo. Lao Tsé", ou seja, não há nada como começar e dar o primeiro passo.

2. Devemos começar por desenvolver uma perspetiva de carreira, ou seja, aber o que queremos da vida e definir uma orientação e objetivos intermédios, pois "Se não soubermos para onde vamos, todas as estradas nos levam ao destino.". Temos de saber quais as oportunidades que devemos seguir e aquelas que devemos deixar de lado.

3. Nada dura para sempre pelo que temos de estar sempre prontos para progredir na carreira, o que fazemos hoje leva-nos a um amanhã de sucesso ou fracasso.

4. Utiliza o método P.A.R. - (P)roblema/Desafio > (A)ção/Iniciativa > (R)esultado para promover os teus feitos, ou seja, aquilo que te vai distinguir de todos os outros candidatos.

5. Identificar os pontos Fortes e Fracos (relativamente a Pessoas, Coisas, Dados e Ideias) assim com as Oportunidades e Ameaças (nova direção, avanço, auto-emprego, temporário ou mesmo comprar um negócio) para definir a nossa estratégia de Carreira. Desenvolve uma página onde tem a visão global da tua carreira.

6. Fomenta a tua presença online, tendo sempre o cuidado de não fazeres nada que tivesses vergonha de ver publicado na primeira página do jornal seguinte!

7. O CV só mostra o que podemos fazer e o que já fizemos, ou seja, abre portas para uma entrevista onde o tipo de pessoa/profissional que somos nos vai dar acesso ou não ao nosso trabalho de sonho.

8. Nunca mentir nem exagerar, pois se eventualmente não fores apanhado e conseguires o trabalho, vais ser promovido mais rapidamente ao nível da tua incompetência pelo Princípio de Peter - "Num sistema hierárquico, todo o funcionário tende a ser promovido até ao seu nível de incompetência" - Laurence Johnston Peter. Por outro lado se te conheceres bem, sabes avaliar as tuas capacidades num determinado momento e desenhar o percurso que leva até ao teu trabalho de sonho.

9. Cerca de 80% das oportunidades nunca são publicadas, razão pela qual tens de saber fomentar a tua rede de contatos muitas das vezes dando primeiro e só colhendo depois, muito tempo depois. Não te esqueças "há mais marés que marinheiros" - Provérbio Popular.

10. Cria o teu Modelo de Negócio, ou seja, a lógica pela qual te consegues sustentar financeiramente, definindo a tua Proposta de Valor, quem te pode ajudar, os recursos que tem, como chegar aos teus "clientes", por quais meios, que clientes queres para ti, como gerar receitas e que encargos têm em todo este processo.
0

0 comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.