Senão vejamos: perda de apetite, insónias, dores no corpo e não conseguir deixar de pensar no assunto são sintomas semelhantes aos que se têm quando se está a deixar qualquer tipo de droga, nomeadamente o tabaco.
A explicação dos especialistas é simples. O amor é como uma droga, por isso é normal que se sinta desorientado, quando se termina uma relação, como se lhe faltasse uma dose ou um cigarro.
O professor de Psicologia, Emilio Ambrosio explicou ao "El País" por que razão a paixão gera comportamentos que fazem lembrar as dos que têm qualquer tipo de adição.
"Quanto estamos apaixonados, o corpo liberta dopamina (a hormona do prazer) e ocitocina (hormona que promove o apego). Tanto uma como a outra actuam em zonas cerebrais associadas ao prazer".
Não é por isso de estranhar que, no fim de uma relação, os sintomas sejam de tristeza, ansiedade e dor física, já que o cérebro deixa de as produzir.
Homens e mulheres têm os mesmos sintomas, dizem os especialistas, apesar de não haver estudos que o comprovem.
Segundo o catedrático, embora existam diferenças dentro da psicologia masculina e feminina, os homens têm um sistema nervoso igual ao das mulheres, por isso sofrem tanto como elas.
"Têm é formas de sentir um pouco diferentes", concluiu Ambrosio.
0 comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.