sexta-feira, 11 de maio de 2018

Monumento de Trump homenageia uma sangrenta batalha que nunca aconteceu

A Guerra Civil Americana, foi o conflito mais mortal que aconteceu nos Estados Unidos entre 1861 e 1865, vitimando cerca de 1 milhão de pessoas, entre soldados e civis. A guerra foi motivada pela escravidão e dividiu o norte e o sul dos EUA logo após a eleição de Abraham Lincoln.

Por ser um grande evento histórico do país, muitas homenagens e monumentos foram erguidos para relembrar os acontecimentos dessa época. Um desses monumentos é o River of Blood, erguido num campo de golf em Lowes Island, no estado da Virginia, cujo dono é o atual presidente norte-americano Donald Trump.

Foi o próprio Trump, inclusive, que ordenou a construção e até assina a placa que está fixada no monumento que relembra as "muitas mortes" que aconteceram por ali, no rio Potomac, e que transformaram as suas águas num "rio de sangue". "É uma grande honra ter preservado esta importante porção do rio Potomac", descreve a placa assinada pelo presidente.


E qual o problema?
Segundo historiadores, porém, a tal batalha às margens do Potomac nunca existiu! Na região, a maior batalha foi a de Ball's Bluff, que aconteceu a quase 20km dali e vitimou 200 soldados - muitos morreram afogados. Acontece que esse evento é de conhecimento nacional e já tem um monumento onde de facto aconteceu o conflito.

Em Lowes Islands, as únicas mortes registadas durante a Guerra Civil Americana foram a de dois soldados que foram executados por civis. Isso não justificaria, é claro, chamar de "muitas mortes". Trump jura que o caso é verdadeiro e que ele ouviu de pessoas que teriam ouvido de historiadores. Ele não se lembra do nome de ninguém, é claro. Ele até duvidou de historiadores que o desmentiram: "Como é que eles podem ter certeza? Eles estavam lá?".


0

0 comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.