quinta-feira, 27 de outubro de 2016

As novas palavras que (provavelmente) não conheces

A globalização e o mundo digital têm revolucionado a forma como comunicamos, como nos divertimos, como trabalhamos e até o nosso vocabulário. As palavras que inicialmente só utilizávamos quando nos referíamos às novas tecnologias acabaram por se estender ao dia-a-dia, afetando não só a forma como falamos mas também como nos relacionamos. 

Só este ano foram aprovadas 842 novas palavras pelo Dicionário da Língua Portuguesa da Priberam, mas utilizamos muitas mais que ainda não foram reconhecidas como tal. Abaixo irás conhecer algumas das novas palavras que os portuguesas (e não só) utilizam no dia-a-dia e qual o seu significado. 

Brinner
Significa 'breakfast for dinner', ou seja, o pequeno-almoço tomado à hora do jantar.

Flexitarianismo
É como ser vegetariano em part-time. Consiste na redução do consumo de carne e peixe, que são guardados só para ocasiões sociais. 

E-democracia
O uso das novas tecnologias para otimizar a participação dos cidadãos e organizaões na política. 

Exoesqueleto
Na sua origem significava aquilo que cobre o corpo de um ser vivo, seja através de materiais ósseos, cartilaginosos ou de dentina. Atualmente esta palavra foi adotada pela ciência para designar todos os objetos que permitem a alguém que não conseguia andar, começar a fazê-lo.

Glamping
É uma forma de fazer campismo com condições mais luxuosas e em contacto puro com a natureza.

Gentrificação
Processo de valorização imobiliária de uma zona urbana, geralmente acompanhada da deslocação dos residentes com menor poder económico para outro local e da entrada de residentes com maior poder económico.

Ab crack
Moda que surgiu no Instagram e que consiste em exibir a 'linha' que os abdómens ultradefenidos possuem.

Gamificação
Uso de técnicas caraterísticas dos videojogos em situações do mundo real, aplicadas em vários campos de atividade, tais como a educação, saúde, política e desporto. O objetivo é resolver problemas práticos ou consciencializar ou motivar o público específico.

Gummies
Significa Global Urban Muslin, ou seja, muçulmanos globais e urbanos. Serve para caracterizar os milhões de jovens islamitas que vivem em grandes capitais do ocidente.

Gastronomia de quilómetro zero
Implica apoiar a gastronomia local para o desenvolvimento de uma determinada região de forma sustentável.

Impressão digital
Já não diz apenas respeito ao desenho formado pelas elevações da pele. É também o rasto que deixamos ao utilizar a Internet.

Identidade digital
É a representação digital dos dados relacionados com uma pessoa, empresa, sistema ou máquina, acessível através de meios técnicos. 

Lamer
Define quem, por falta de habilidades técnicas ou outros fatores, não sabe lidar com o mundo digital apesar de presumir ser muito entendido no assunto.

Meme
É usado para descrever um conceito de imagem ou vídeo com humor que se espalha pela Internet. 

Muppies
Jovens entre os 25 e os 35 anos que optam por seguir um estilo de vida desportivo e uma alimentação saudável.

Plogger
São aqueles políticos que também têm um blogue.

Mipsters
São os muçulmanos hipsters, ou seja, jovens que vivem nas grandes metrópoles e seguem as correntes culturais atuais.

Solomo
É a abreviação de social, local e móvel. Este termo tenta explicar o que muitos acreditam ser o futuro da comunicação.

Vlog
É a abreviação de videoblog, um tipo de blogue em que os conteúdos predominantes são os vídeos. 

Street workout
Praticar atividade física em contexto urbano.

Wearable
É a palavra que resume o conceito das chamadas tecnologias vestíveis, que consistem em dispositivos tecnológicos que podem ser utilizados pelas pessoas como peças de vestuário.

Rastreabilidade
É um conceito que surgiu devido à necessidade de saber em que local é que um produto se encontra na cadeia logística, sendo também muito usado no controlo de qualidade.

Webinar
É um tipo de webconferência no qual a comunicação é apenas de uma vida, ou seja, uma pessoa expressa-se enquanto as outras assistem.

Trollar
Provém do norueguês troll, criatura mítica do folclore escandinavo. Na Internet, trollar é quando se intervém num fórum digital com o objetivo de gerar polémica, ofender e provocar de forma mal intencionada aos outros utilizadores.


0

0 comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.