segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Como preparar o cérebro para comer menos

A reeducação alimentar depende muito do poder da mente.

A mente é um dos principais aspetos da dieta. Apenas com uma mente forte e consciente é que a pessoa é capaz de levar um plano alimentar em frente, cumprindo-o à risca e sem que tal seja um martírio. 

A sensação de fome e de saciedade, a escolha de determinados alimentos em detrimento a outros, a capacidade de resistência e a percepção real de sede (muitas vezes confundida com fome) são aspetos que dependem do poder mental.

Treinar a mente para comer menos é simples e apenas depende de alguns cuidados, que devem ser repetidos dia após dia até que se tornem rotineiros e a base de um estilo de vida cuidado e equilibrado.

Ao site Today.com, Brad Lamm, coach de apoio, revela que são estes os truques a ter em conta e que a ciência já mostrou que são mais do que eficazes na hora de ajudar a comer menos.

1. Comer devagar. O ato de mastigar é um dos que mais interfere com a percepção mental, sendo, por isso, importante comer devagar e conscientemente. Quando uma pessoa come depressa ou opta por dietas líquidas, a sensação de fome tende a ser mais rápida e intensa. 

2. Ter consciência da sensação de saciedade. Beber um copo de água antes de cada refeição ajuda a aumentar a sensação de saciedade e a reduzir a vontade de 'devorar' a comida.

3. Usar pratos pequenos. O uso de pratos pequenos é uma das técnicas mais eficazes quando se pretende comer menos, uma vez que o prato - apesar de pequeno - fica visualmente mais cheio e a pessoa pensa que está a comer uma maior quantidade.

4. Não usar tecnologias durante a refeição. Nada de telemóveis, nada de televisões, nada de tablets e nada de computadores. A hora da refeição é 'sagrada' e a pessoa deve estar concentrada nisso, pois só assim o cérebro tem consciência de que está a comer.

5. Lavar os dentes. Quando se tem o hábito de lavar os dentes momentos após a refeição, o cérebro toma consciência de que o período de refeição terminou.


0

0 comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.