"O Carnaval passa, mas a tua imagem fica". É com esta mensagem que Marc Tawil, sócio-diretor na empresa brasileira Tawil Comunicação, começa uma lista divulgada no LinkedIn de 10 conselhos de comportamentos que todos devem evitar nas redes sociais durante o Carnavel para não correr o risco de destruir a carreira profissional.
Uma simples fotografia, comentário ou brincadeira de mau gosto podem trazer-te problemas profissionais bastante graves, tirando-te toda a credibilidade. Em poucos segundos, tudo isto se pode espalhar por milhares de páginas no Facebook, contactos no WhatsApp ou a caixas de email, acabando por chegar aos teus colegas e, pior do que isso, aos chefes.
"Na era da conectividade total, preocupar-se com a imagem que irás passar nas redes sociais durante o Carnaval é tão importante quanto beber água, passar protetor solar e não conduzir alcoolizado", escreveu Marc Tawil.
Nas imagens abaixo, verás os conselhos deixados pelo sócio-diretor na empresa Tawil Comunicação na rede social profissional LinkedIn. Alguns deles devem ser tidos em conta durante todo o ano e não só no Carnaval.
Se antes de leres este artigo já tiveres cometido algum destes erros, ainda vais a tempo de diminuir o impacto das consequências. O melhor é assumir o erro e preparar uma explicação curta e honesta.
"Explica a situação e acalma os ânimos. Quando, e se for possível, pede desculpa pessoalmente aos envolvidos", acrescentou o sócio-diretor da empresa Tawil Comunicação.
Se estiveres de folga, não festejes a pausa no trabalho tratando o teu emprego como se fosse uma "forca", "inferno" ou "purgatório".
Não faças reclamações em público sobre o teu salário, chefia ou colegas.
Não publiques fotografias em que apareças embriagada ou a praticar atos ilícitos.
Não deixes que se divulguem imagens em que apareças nua, com muito pouca roupa, a exibir as partes íntimas ou a mencioná-las.
Não identifiques nem cites ninguém do teu emprego que não esteja contigo, principalmente pessoas com as quais não te relacionas.
Não humilhes, não ofendas nem te exponhas demasiado. Não deturpes os teus valores nem princípios.
Foge de temas polémicos ou preconceitos na altura em que tiveres de escolher uma máscara ou andar com um cartaz.
Lembra-te que todas as brincadeiras têm limites, até no Carnaval.
Se beberes demasiado, não publiques nada nas redes sociais.
Se publicares nas redes sociais, não assassines a língua portuguesa.