O Carnaval, assim como muitas outras festas celebradas pelo mundo - o Natal e a Páscoa são exemplos -, tem as suas raízes no paganismo. O costume surgiu na Grécia antiga por volta de 600 e 520 a.C. e, originalmente, era um festival celebrado na primavera durante o qual os gregos agradeciam aos deuses pela fertilidade e colheita farta.
|
"Bacchanalia" - Nicolas Poussin |
Uma das muitas divindades honradas era Dionísio, o Deus do vinho, e mais tarde os romanos acabaram por adotar a mesma tradição para celebrar a Saturnália, quando também honravam a Baco, que era como o Deus do vinho era conhecido em Roma. Durante esse período, as aulas nas escolas romanas eram suspensas, os escravos eram libertados e todo o mundo saía às ruas para festejar.
|
"Ave, Caesar! Io, Saturnalia!" - Lawrence Alma-Tadema |
|
Em relação à origem da palavra
"Carnaval", há quem acredite que ela surgiu do temo
carrum navalis, que eram carros que transportavam homens e mulheres romanos nus em desfiles durante a Sartunália. Outra possibilidade é que a palavra tenha-se originado da expressão
carnem levare - ou adeus à cane, em latim -, já que as festas antecediam a quaresma, período durante o qual os cristãos não devem comer carne.
Fim da alegria
|
"O Combate entre Dom Carnaval e Dona Quaresma", de Pieter Brueghel |
Voltando à antiguidade, as festividades, como tu podes imaginar, eram regadas a muita bebida, e é claro que ocorria muita confusão durante as celebrações. Com o surgimento do cristianismo, muitos dos costumes pagãos foram incorporados pela nova religião, e a Igreja Católica, que também adotou a tradição, baniu os "atos pecaminosos" que ocorriam nas festas, substituindo a bebedeira e as orgias por rituais religiosos.
Isso ocorreu por volta do ano 590, e o Carnaval só voltou a ser uma festa popular na Europa no século 16. Cada cidade e aldeia festejava à sua maneira, incorporando as suas tradições e costumes locais. Os desfiles com máscaras e fantasias só surgiram mesmo pela sociedade vitoriana, e Paris foi a responsável por espalhar esse modelo de festa para o resto do mundo.
0 comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.