Um estudo na revista Proceedings of the National Academy of Sciences revela que existe uma "luta de classes" entre os passageiros de voos e descobriu que o "ódio aéreo" entre passageiros da classe económica e da primeira classe não é tão incomum assim.
Os dados anónimos dos passageiros foram fornecidos por uma grande companhia aérea internacional e, segundo o site Vice, numa escala psicológica, a simples presença dos VIPs pode ter um impacto semelhante a um atraso de 9 horas e 29 minutos de voo.
Os passageiros de primeira classe, que recebem tratamento diferenciado, ocupam área exlusiva e restrita e ostentam muitas regalias e confortos, o que causa a revolta nos passageiros isolados da classe económica.
"Os aviões são microcosmos de estratificação social", pois os passageiros da área mais barata são constantemente lembrados da sua condição social.
"As viagens aéreas e os aeroportos tornam a guerra de classes muito clara para pessoas", explicou a principal autora do estudo, Katherine DeCelles, professora associada de Comportamento Organizacional da Uiversidade de Toronto, no Canadá.
No avião, a desigualdade surge de forma física e situcional: a física dá-se pelas alas separadas e a situacional pelo lembrete a todo o momento do estado do indivíduo, ao não ter acesso às regalias que alguns passageiros têm.
Os cientistas descobriram ainda que o ódio entre passageiros é quase 400% maior em aviões que possuem o serviço de primeira classe.
segunda-feira, 9 de maio de 2016
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