sábado, 6 de setembro de 2014

Como evitar os sustos na internet?

Evitar sustos na Internet é fácil, só é preciso usar o senso comum.

É fácil falar sobre senso comum, mas parece que o senso comum é o menos comum dos sensos e é aí que começam os dramas...

Aqui falamos de algumas recomendações básicas e simples para evitar desgostos na hora de navegar pela Internet:

Usar um anti-virus no telemóvel e no computador.

É algo tão básico, mas que temos que colocar no número 1 desta lista, porque existem muitas pessoas que continuam a não usar um anti-vírus e depois acaba por acontecer: hackeo de mails, contas do Twitter, roubo de identidade, computadores inutilizados...

Usar senhas complicadas.

Outra falha comum dos usuários da Internet é usar a mesma senha para diferentes contas. Isso é algo bastante perigoso, porque se alguem descobre a senha, poderá entrar em todas as contas.

Por isso, por mais preguiça que tu tenhas, o melhor é usar uma senha diferente para cada coisa (mail, twitter, facebook, blog...) e memorizá-las.

Atenção com as sincronizações.

Hoje em dia praticamente todos os sistemas operativos de telemóvel dispõe de um sistema de sincornização que sobre automaticamente o conteúdo do telemóvel para a "nuvem". Esta nuvem é uma espécie de cofre virtual que evita que a gente perca as fotos ou videos se nos roubarem o telemóvel, mas se esta "nuvem" for hackeada, o conteúdo fica exposto. Foi exactamente isto que aconteceu com as atrizes que tiveram as suas fotos íntimas expostas ao público.

Claro que é impossível evitar que um hacker mal intencionado rompa os sistemas desta "nuvem" e aceda ao conteúdo. Então, o que fazemos? A recomendação é que a gente não tire fotos que não queremos que sejam vistas com o telemóvel. Assim, se alguém hackear a nossa conta não terá nenhum tipo de conteúdo que possa comprometer.

Não aceitar ninguém que tu não conheças.

Tu deixarias um estranho entrar na tua casa? Claro que não, então porque as pessoas continuam a aceitar solicitações de amizade de pessoas completamente desconhecidas?

Não aceitar solicitações de quem não gostamos.

Pode ser que tu não sejas daqueles que aceitam amizades de desconhecidos, mas TODA a gente aceita pessoas conhecidas no Facebook. Não são completamente desconhecidos, mas também não são amigos. Qual a graça de ter estas pessoas no Facebook? Nenhuma, e ainda por cima estamos a permitir que estas pessoas vejam as nossas fotos e publicações pessoais...

Nunca deixar o seu perfil aberto.

Outro erro. Há pessoas que não sabem que no Facebook há uma opção para vetar conteúdo, que ele seja visível apenas para os "nossos amigos". Deixar um perfil aberto para todos. É como morar numa casa de vidro.

Sempre encerrar as sessões.

Se tu estás em casa e deixas o Facebook ou mail aberto, a única coisa que pode acontecer é os teus pais irem espiar, mas se tu fizeres isto num computador público (por exemplo o da biblioteca ou da escola) pode acontecer algo desagradável como se algum "engraçadinho" roube a tua senha ou algum conteúdo.


0

0 comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.