Num momento de tensão entre os Estados Unidos e Coreia do Norte, qualquer movimento mais brusco pode gerar panico na população. E foi mais ou menos isso que aconteceu este sábado (13) no estado norte-americano do Hawaii: moradores e turistas receberam de repente um alerta de ataque a envolver um míssil que ia em direção ao local.
Notificações dos smartphones e anúncios a interromper a programação da TV avisavam que uma "ameaça de míssil balístico" estava a caminho do Hawaii, que era preciso "procurar abrigo imediatamente" e que "isso não era um teste".
There is no missile threat. It was a false alarm based on a human error. There is nothing more important to Hawai‘i than professionalizing and fool-proofing this process.— Brian Schatz (@brianschatz) 13 de janeiro de 2018
Muita calma nessa hora
Acontece que não existiu nenhuma ameaça. Rapidamente, a Agência de Gerenciamento de Emergências do Hawaii foi ás redes sociais para desmentir o alerta. O problema é que alguns dos comunicados demoraram demais para chegar, e relatos no Twitter e no Facebook falam de pessoas a correr nas praias para procurar um local para se tentarem proteger.
HAWAII - THIS IS A FALSE ALARM. THERE IS NO INCOMING MISSILE TO HAWAII. I HAVE CONFIRMED WITH OFFICIALS THERE IS NO INCOMING MISSILE. pic.twitter.com/DxfTXIDOQs— Tulsi Gabbard (@TulsiGabbard) 13 de janeiro de 2018
O senador hawaiiano Brian Schatz confirmou com militares do local que tudo não passou de um "alarme falso baseado num erro humano" e que os sistemas precisam de atualização. Porém, não há mais detalhes a respeito do que de facto aconteceu. Até ao momento, o presidente Donald Trump não se pronunciou sobre o sucedido.
0 comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.