Segundos registos, os primeiros espelhos eram feitos de cobre polido e foram encontrados na antiga Mesopotâmia - território,hoje, equivale ao Iraque - de 4000 e 3000 a.C. Por volta de 1000 anos depois, os habitantes da América Central e da América do Sul começaram a produzir espelhos de pedra polida.
Já os espelhos de vidro - aqueles que são mais parecidos com os que usamos atualmente - surgiram apenas no século 14, pelas mãos de artesãoes italianos, em Veneza. Para criar o objeto, eles utilizavam uma substancia que surgia da mistura de estanho e mercúrio, a qual, ao ser aplicada em vidros planos, criava uma camada refletora. Esses espelhos eram famosos por toda Europa, mas havia um problema: os artesãos icavam com problemas de saúde causados pelo mercúrio, material bastante tóxico.
E não podemos esquecer dos primeiros espelhos criados por mãos que não são humanas: os da própria natureza. Afinal, antes de qualquer fórmula química ou aplicação em vidro, a chuva já tinha criado superfícies naturalmente refletoras, como lagos e poças d'água.
Porém, não penses que o espelho foi um objeto bem recebido por todos os povos. No caso da Papua-Nova Guiné, por exemplo, um antropólogo levou alguns espelhos à tribos de lá, e eles acabaram por ver os seus reflexos com um sentmento que era muito mais do que um pavor que fascínio.
terça-feira, 16 de janeiro de 2018
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.