quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Youtuber é detonado por filmar corpo na 'Floresta do Suicídio' japonesa

O youtuber norte-americano Logan Paul, de 22 anos, foi duramente criticado pela publicação de um vídeo em que exibe uma possível vítima de suicídio no Japão.

Junto com alguns amigos, o rapaz visitou a famosa floresta de Aokigahara, próxima ao monte Fuji. O local é conhecido por dois motivos: ser supostamente assombrada e também chamada de "floresta do suicídio", já que muitas pessoas tiram a própria vida no local.

Num determinado momento do vídeo de 15 minutos pela floresta, que é parte de uma série de turismo sobre o Japão, o grupo encontra de fato o que parece ser um cadável recém-enforcado. O youtuber tem cerca de 15 milhões de inscritos e pelo menos 6 milhões de visualizações já tinham sido registadas em poucas horas de publicação.


O motivo das críticas
Originalmente, Logan foi para a floresta de Aokigahara com os seus amigos e um guia para falar dos aspetos assustadores do local. Porém, muitos fãs criticaram o youtuber porque o tema é pesado e exige respeito e cuidado - inclusive porque a maioria do público dele é formado por crianças.

No momento da filmagem, Logan e os amigos até falam rapidamente que o suicídio é algo sério e que é preciso procurar ajuda se tu estás a passar por momentos difíceis. Porém, exibir o cadáver de perto e fazer piadas em outros momentos da postagem foram considerados atos "desrespeitosos" e "nojentos".

"Até a roupa de Logan foi alvo de críticas, pois ele não teria levado o local a sério com vestimentas espalhafatosas e um chapéu engraçado".

Além disso, segundo as críticas, ele teria abordado mal um tema como o suicídio e brincar com as situações que poderia encontrar por lá.


O que ele respondeu?
Logan publicou uma carta de desculpas no seu perfil do Twitter e removeu a postagem do YouTube. Entretanto, alguns canais já voltaram a publicar o vídeo - e as imagens são de fato bastante fortes. Confere a tradução da mensagem na íntegra:

AQUI

"Querida internet. Por onde eu começo? Vamos começar assim: desculpem-me.

Isso é inédito para mim. Eu nunca encarei críticas como essas antes, porque eu nunca tinha feito um erro como esse antes. Estou cercado de boas pessoas e acredito que tomo boas decisões, mas ainda sou um ser humano. Eu posso estar errado.

Eu nãi fiz isso por visualizações. Eu já tenho visualizações. Eu fiz isso proque achei que poderia criar uma onda positiva na internet, não uma monção de negatividade. Eu queria trazer conscientização sobre o suicídio e a sua prevenção e, enquanto pensava 'se esse vídeo salvar UMA vida, ele vai valer a pena', fui mal direcionado pelo choque e espanto, como mostrado no vídeo. Eu ainda estou assim.

Faço essas m***** todos os dias. Fiz vídeos de 15 minutos ABSOLUTAMENTE TODOS OS DIAS pelos útlimos 460 dias ou mais. Dá para compreender que é fácil ficar focado num momento sem pesar completamente as suas ramificações.

Sou frequentemente lembrado de quão grande e verdadeiro é o meu alcance e que como grandes poderes vêm grandes responsabilidades. Pela primeira vez na minha vida, estou arrependido e digo que lidei com esse poder incorretamente. Não vai acontecer de novo.

Eu amo todos vocês. Acredito nas pessoas. Estou a sair. Paz."

0

0 comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.