terça-feira, 26 de julho de 2016

Cinco coisas que os 'viciados' em sol devem saber

Alertas de uma especialista e de que nunca te podes esquecer.

A exposição solar pode ser bastante benéfica, tanto pela Vitamina D que fornece ao corpo, como por outros motivos, mas exige muitos cuidados - nomeadamente evitar as horas de mais calor e aplicar todos os dias e várias vezes protetor solar na pele exposta.

Mas também é preciso ter atenção para não te 'viciares' na exposição solar - devido a um desejo de ter a pele sempre morena e o mais morena possível.

A pensar nos 'viciados' em exposição solar o jornal espanhol El Mundo falou com Ángel Pizarro, responsável da Unidade de Prevenção e Diagnóstico Precoce de Melanoma da Clínica Dermatológica Internacional que revela as cinco coisas que estas pessoas devem saber:

1. É preciso evitar a exposição solar prolongada a meio do dia - entre as 12h e as 17h;

2. O uso de protetores solares  não te impede de ficar com a pele morena - e é importante que apliques sempre um protetor solar de pelo menos fator 30, para te protegeres dos raios UVA e UVB, e que o vás aplicando com frequência ao longo do dia, especialmente se estás na praia ou piscina e mesmo que vás à água;

3. Deves completar a proteção solar com um suplemento farmacológico - "devem conter extrato de samambaia polypodium leucotomos e chá verde. Ambos oferecem proteção adicional para a pele quando exposta ao sol. Além disso, retarda o aparecimento da tonalidade avermelhada, de que se procura fugir", destaca Pizarro.

4. Fazer uma dieta rica em frutas e verduras - que por fornecerem nutrientes, vitaminas e minerais ao corpo ajudam a pele a defender-se dos danos provocados pelos raios solares. Mas o especialista alerta que é preciso ter alguma precaução no verão com a ingestão de frutas cítricas e sumos que o incluem, pois contêm psoralenos e deocumarinas que induzem a fotossensibilidade.

5. É preciso hidratar bem a pele. Além do creme habitual, o especialista recomenda a aplicação de leites e cremes 'after sun', pois além dos agentes emolientes, têm propriedades vasonconstritoras e calmantes "que nos vão ajudar a sentir mais confortáveis se a exposição aos raios UV foi excessiva naquele dia", conclui Ángel Pizarro.
0

0 comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.