O ginecologista acaba por ser o especialista da mulher, por isso todos os aspetos da saúde feminina são relevantes para este profissional.
Além de não deveres ir ao ginecologista apenas quando tens algum problema, mas com uma certa regularidade para saber se está tudo bem e ser seguida, não precisas de ter vergonha de abordar certos assuntos, o ginecologista está habituado a lidar com estas questões íntimas e pode ajudar-te em caso de dúvida ou dificuldades.
Carolina Ambroini, ginecologista e sexóloga da Universidade Federal de São Paulo, revelou à Cosmopolitan Brasil quais as dúvidas mais frequentes sobre sexo e saúde que deves levantar quando fores ao teu ginecologista.
As perguntas sobre o ciclo menstrual são as mais comuns, já que a regularidade do ciclo, o volume do fluxo e a duração da menstruação, além dos sintomas pré-menstruais, são um bom parâmetro para uma avaliação do teu estado hormonal e saúde dos órgãos reprodutores.
As questões sobre a higiene íntima, as secreções vaginais e técnicas de depilação também são importantes, pois como são um pouco tabu acabam por gerar dúvidas sobre o que és esperado, saudável e natural fazer nesta região.
Perguntas sobre uso de pensos diários, pensos higiénicos, tampões, copos menstruais e sabonetes íntimos também devem ser feitas se houver dúvidas já que para cada produto existe uma recomendação diferente.
As dúvidas sobre os métodos contracetivos também devem ser tiradas na consulta. Cada método tem a sua particularidade e é preciso informares-te sobre as possíveis interações com o teu corpo ou doenças que tenha, efeitos colaterais, facilidade de uso, eficácia, etc, para fazer uso adequado.
Se estás a pensar engravidar ou preocupada com a tua fertilidade no futuro deves falar com o ginecologista para saber o que é relevante mudar no teu estilo de vida e planear o futuro reprodutivo.
A sexualidade é outro tema para ser abordado na consulta médica, especialmente se tens algum tipo de desconforto ou se sentes dificuldades em lubrificar ou ter prazer.
0 comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.