As temperaturas elevadas são um dos principais inimigos dos corredores, especialmente daqueles que não têm uma rotina de treino exata.
Correr no verão é pior do que correr no inverno. Por muito que o frio, o vento e a chuva pareçam assustadores, não há nada pior para um corredor do que as temperaturas elevadas, como aquelas que se vão fazer sentir nos próximos dias.
O calor promove a desidratação e o cansaço e correr com temperaturas altas pode mesmo ser um desafio tremendo... capaz de colocar a saúde em risco (uma vez que a probabilidade da pessoa ter uma insolação é grande).
Contudo, não é por fazer calor que a pessoa deve deixar de correr. Podes continuar a fazê-lo, desde que cuidadosamente. E existem formas eficazes de combater o lado negativo do calor durante uma corrida, diz o site Bustle.
1 - Hidratar antes, durante e depois da corrida. A ingestão de líquidos é fundamental para que a corrida não cause danos à saúde, sendo recomendado beber até meio litro de água nas horas que antecedem a corrida. Caso o treino seja de manhã bem cedo, o melhor é beber um pouco de água ao acordar e escolher um percurso que tenha bebedouros.
2 - Correr cedo ou tarde. O verão pede corridas quase de madrugada (preferencialmente antes das sete horas da manhã) ou já bastante noturnas (depois das 22 horas), uma vez que é nessas alturas que a temperatura arrefece um pouco e não se corre o risco de levar com os raios UV na pele. De qualquer modo, o uso de protetor solar e de um boné é indispensável quando o sol já se faz notar.
3 - Evitar ruas. Correr numa rua com carros, pessoas e tudo mais pode ser pior do que ficar em casa, uma vez que as temperaturas tendem a intensificar-se nos centros das cidades. Se possível, há que ir correr para um jardim com árvores ou para uma zona perto do mar.
4 - Abrandar. Mesmo que se tenha uma prova em mente, é importante abrandar o ritmo durante as corridas de verão, diz a publicação, salientando a importância de dar ouvidos ao corpo quando este começa a enfraquecer por causa do calor.
5 - Ter calma. Saber parar e dizer 'não' a uma corrida é tão ou mais importante do que correr e no verão há que ter isso em mente, especialmente quando a única hora disponível para correr é a mais indevida (como a pausa do almoço).
0 comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.