Quando tens muito calor procuras um copo de água bem gelada para te refrescares? Beber um chá quente poderá ser uma melhor opção.
Ingerir algo tão frio quanto possível deverá ajudar-te a baixar a temperatura e oferecer uma sensação de frescura que te ajude a suportar o calor à tua volta. Isto é física: a água fria naturalmente diminui o calor de um corpo quente.
No entanto há quem defenda que o corpo responde ao estímulo da bebida fria tentando aquecer-se. Um estudo realizado pela Universidade de Ottawa em 2012 apontou que beber um pouco de uma bebida quente faz com que transpires muito em resposta ao aumento da temperatura mas que como o suor serve para nos ajudar a arrefecer, isso poderia significar que uma bebida quente é melhor a arrefecer-te do que uma fria.
Mas como reporta o site Mental Floss, Peter McNaughton, neurocientista da Universidade de Cambridge veio explicar melhor este fenómeno. Na sua investigação ele revelou que os recetores de calor TRPV1 que temos nas nossas línguas e garganta reagem ao estímulo do calor fazendo com que transpires, independentemente da tua temperatura interna. Estes são os mesmos sensores que te fazem transpirar quando ingeres comidas picantes.
Portanto, apesar de poder parecer estranho beber algo quente num dia quente, esta opção pode ajudar-te a arrefecer.
0 comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.