quarta-feira, 13 de julho de 2016

Petição pede Torre Eiffel iluminada com as cores de Portugal

O Euro2016 já terminou, mas a polémica em torno da iluminação da Torre Eiffel com as cores da bandeira de França após a final do torneio, em vez do verde e vermelho de Portugal, que se sagrou campeão da Europa, continua na ordem do dia.

Em França circula desde ontem uma petição para que o principal monumento de Paris seja iluminado com as cores portuguesas. O documento que esta terça-feira à noite já tinha 108 assinaturas online, apela à compreensão da presidente da Câmara parisiense, Anne Hidalgo, do primeiro-ministro Manuel Valls e do Presidente da República, François Holland.

Eis o texto que acompanha a petição que terá de ter um mínimo de 500 assinaturas:

"A França foi durante décadas o país anfitrião da maior comunidade de emigrantes portugueses na Europa e também foi o anfitrião do Euro2016, que marcou a primeira vitória da seleção portuguesa na competição. Infelizmente, a noite de 10 de julho, após a final, a Torre Eiffel não estava iluminada com as cores da bandeira portuguesa. Dirijo esta petição a todos os franceses, independentemente da sua origem, incluindo a autarca de Paris, Anna Hidalgo, e o primeiro-ministro Manuel Valls, que também representam a diversidade de um país de acolhimento e convivência, para a Torre Eiffel voltar a ser um símbolo não só dos laços que unem Portugal à França, mas também uma celebração do futebol como ligação entre as pessoas, dentro e fora das fronteiras nacionais Como a França se prepara para celebrar o seu dia nacional e como o presidente François Holland viaja em visita oficial a Portugal, a 19 de julho, deixem a Torre Eiffel, finalmente, ser iluminada as cores da felicidade portuguesa numa grande festa nacional de duas nações e de todos os franceses. Obrigado não é uma obrigação, é um agradecimento".
0

0 comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.