A modelo Tess Holliday tem 29 anos e pesa 113 quilos. |
O Facebook eliminou uma fotografia em biquíni da manequim norte-americana Tess Holliday, que fazia parte de uma campanha feminista para promover a diversidade e o bem-estar da mulher em relação ao seu corpo. A rede social criada por Mark Zuckerberg alegou inicialmente que a imagem não estava de acordo com as suas "diretrizes de anúncios" e "política de saúde e fitness" e que mostrava partes do corpo "de maneira indesejável".
"Estes anúncios não são permitidos porque fazem com que os utilizadores se sintam mal consigo próprios. Por isso, recomendamos o uso de uma imagem de uma atividade como correr ou andar de bicicleta", declarou o Facebook num comunicado. Face a esta explicação, a organização feminista australiana Cherchez la Femme, responsável pelo evento para o qual a fotografia foi tirada, recorreu da decisão, tendo sido, posteriormente, reconhecido pela respetiva rede social a existência de um erro acompanhado por um pedido de desculpas.
"A nossa equipa processa milhões de imagens publicitárias por semana e pode acontecer a proibição de um anúncio de forma incorreta", lê-se no segundo comunicado da empresa de Zuckerberg. "A imagem não viola a nossa política de anúncios. Pedimos desculpa pelo erro". No entanto, face à posição inicial do Facebook, Jessamy Geeson, produtora da organização australiana ao jornal "The Guardian" frisou: "A atitude do Facebook foi realmente horrível... As mulheres gordas podem, naturalmente, ser tão desejáveis como as outras".
A organização feminista espera que a empresa faça uma revisão às políticas de anúncios e à forma como aborda as mulheres, já que não é a primeira vez que o Facebook é criticado pela censura de fotografias. Por exemplo, em março, uma imagem de mulheres pertencentes a uma tribo indígena, em topless, foi bloqueada por violar "os padrões de comunidade". E há ainda quem critique os "dois pesos e duas medidas" que os responsáveis da rede social têm, pois nos casos de celebridades que publicam fotografias com pouca roupa ou nuas, como a socialite norte-americana Kim Kardashian, as imagens não são censuradas.
0 comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.