quarta-feira, 29 de junho de 2016

Estas são as cores que promoem a concentração

Se a tarefa for chata, a cor vermelha pode estimular o indivíduo e melhorar a sua performance, conclui um estudo.

As cores que mais impulsionam a concentração são as mais vivas, segundo um estudo publicado no jornal europeu que se dedica ao estudo da cor, 'Color Research and Application'.

A grande maioria das pessoas pensa exatamente o oposto, isto é, que as cores mais claras são as mais apropriadas em ambientes de aprendizagem, pois são consideradas calmas e relaxantes. Dois terços do grupo que participou no estudo acreditavam que um quarto vermelho vibrante estava ligado ao desconforto, à depressão e à irritação. No entanto, aspetos como calma e relaxamento não ajudam os alunos a estar alerta e no ativo.

O estudo, realizado por psicólogos, concluiu que os vermelhos e os amarelos vívidos aumentam efetivamente a concentração dos alunos.

"As cores vivas podem apoiar o desempenho de aprendizagem dos alunos ao afetar positivamente estados psicológicos e fisiológicos", elucida Aseel Al-Ayash, um dos autores do estudo, no site 'Psy Blog'. "Se as tarefas de leitura são difíceis, as condições de cores vivas podem aumentar a excitação para os níveis ideais".

Os investigadores testaram o desempenho dos participantes em seis salas com cores diferentes, incluindo tons pálidos e cores vivas como amarelo, azul e vermelho.

Posto isto, os participantes tiveram melhor desempenho nas condições de cores vivas, visto que estas despertam propriedades estimulantes para a atividade neural.
0

0 comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.