Se o contacto visual sempre foi algo difícil para ti, não te preocupes, além de não seres o único, há mesmo uma razão científica para isso acontecer.
O contacto visual é bastante importante para criar ligação entre as pessoas e confiança, mas não é fácil de manter durante mais do que alguns segundos. Porquê? Não, não revela que tens vergonha ou que não estás confiante, há mais razões para o contacto visual custar tanto a manter.
De acordo com um novo estudo, manter o contacto visual direto é realmente extenuante para o cérebro, pois usa os escassos recursos cognitivos de que precisamos para coisas como o raciocínio e o processamento verbal.
Sim, a ansiedade social, perda de raciocínio ou sentir emoções fortes como vergonha ou culpa são razões para desviarmos o olhar mas por vezes quebrar o contacto visual pode indicar apenas desgaste mental provocado pelo próprio contacto visual.
Um estudo japonês publicado na edição de dezembro da revista Cognition descobriu que há alguma interferência entre o contacto visual e o processamento verbal no cérebro, o que pode justificar por que periódiocamente evitamos o contacto visual durante as conversas.
Como reporta o Huffington Post, os pesquisadores descobriram que o contacto visual isa os mesmos recursos mentais que o raciocínio complexo - assim, ao realizar uma conversa que nos obriga a raciocinar, podemos ter de quebrar o contacto visual de vez em quando de forma a conservar esses recursos cognitivos.
0 comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.