quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Erros que cometes ao lavar a loiça (tanto à mão como à máquina)

Lavar a loiça é uma tarefa tão rotineira que podes nem reparar nos erros que vais cometendo. 

Quer laves a loiça à mão ou à máquina há uma grande probabilidade de estares a cometer erros comuns. 

O El Confidencial destaca os dez erros que podes estar a cometer quando lavas a loiça:
  • Usar demasiado detergente. Se a tua pia mais parece um banho de espuma é sinal de que estás a usar demasiado detergente, o que não só gastares demais, como anda pode deixar a tua loiça com resíduos. 
  • Não escolher o detergente correto. Nem todos os detergentes servem para lavar a loiça. Deves evitar os que contêm lixívia, triclosan ou outros anti-sépticos fortes, uma vez que promovem a proliferação de super-bactérias resistentes a medicamentos. Um sabão simples e água quente é suficiente para higienizar pratos, especialmente na máquina de lavar. Também deves evitar o detergente líquido para a máquina da loiça, pois pode obstruir os tubos ou cobri-los e deixar que os resíduos permaneçam. Para evitar isto, é melhor usar o sabão em pó ou em pastilhas. 
  • Desperdiçar água. Tens de ser consciente em relação à água que usas quando lavas a loiça. À mão usas até 102 litros de água, enquanto a máquina da loiça usa apenas 11 litros, segundo detalha a revista Prevention. Portanto, não deves lavar a loiça com a água a correr, mas encher a pia com água e sabão, esfregar a loiça e depois passá-la por água. 
  • Pré-lavar os pratos. Um dos erros mais comuns entre as pessoas que usam a máquina de lavar a loiça é pré-lavar os pratos antes de os meter na máquina. Vais gastar o dobro da água e estarás a fazer parte do trabalho que a tua máquina está preparada para fazer - se não está é porque tem algum defeito. Limita-te a rapar os restos do prato para o lixo. 
  • Usar uma esponja. As esponjas acumulam muitos germes, especialmente se não as trocares com muita frequência. Optar por uma escova ou até um pano de fibras naturais pode ser mais higiénico. 
  • Ter a pia ou a máquina da loiça sujas. Lavar a loiça numa máquina ou pia suja é como lavar a loiça na sanita. Mantém estes locais limpos e desinfectados.
  • Colocar utensílios de madeira na máquina. A humidade e o calor podem fazer com que a madeira inche e rache. 
  • Encher demasiado a máquina. Se queremos que a ´máquina nos ajude a poupar água devemos enchê-la sempre, mas dentro dos limites estabelecidos. Encher demais a máquina só fará com que a loiça fique mal lavada e depois a tenhas de lavar novamente. 
  • Usas mal as pastilhas da máquina. Colocas a pastilha numa parte qualquer da máquina? A máquina tem um compartimento para colocar a pastilha, para que esta não se desfaça logo na pré-lavagem. 
  • Colocar mal os utensílios. Os utensílios de plástico, por exemplo, devem ser colocados na parte superior da máquina, para que haja menos risco de se danificarem. As colheres de servir também devem ser viradas para baixo, para que a +agua não se armazene nelas. 
0

0 comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.