É comum ocorreem exageros nas festas de fim de ano, mesmo entre aquelas pessoas que passaram o ano todo a controlar as calorias ingeridas. Vê cuidados a ter.
As ceias de Natal e de Ano Novo costumam representar um grande 'desastre' para qualquer controlo de peso.
Alguns cuidados simples na hora de preparar as ceias e escolher a forma de confecção dos alimentos podem minimizar os efeitos de uma boa refeição sobre o aumento de peso em função dos 'exageros'.
Para quem prepara a ceia, é bom começar a pensar no tipo de refeição a fazer, se queres uma refeição de carne ou de peixe. Após esta decisão, escolhe-se o tipo de carne ou o tipo de peixe a utilizar. Por exemplo, se for escolhida uma carne gorda (leitão, entrecosto ou pernil), deves escolher acompanhamentos que não contenham muita gordura.
O ideal para acompanhar as carnes gordas são as preparações que, embroa possam conter calorias, as mesmas não são provenientes das gorduras na sua maioria. Como o arroz branco, batatas cozidas ou assadas sem molho, massas sem molhos, leguminosas cozidas, saladas cruas e/ou legumes cozidos.
Quando se dá preferência a carnes mais magras (aves, peixes ou carne de vaca ou de porco magra), pode-se optar por acompanhamentos que contenham um pouco mais de gordura, podendo ser adicionado em quantidades moderadas alguns tipos de molhos, como por exemplo maionese, ketchup, molho de natas ou de manteiga. É importante lembrar que, mesmo no caso das carnes magras, é conveniente e tirar toda a gordura visível antes da preparação ou da confeção.
Até mesmo as sobremesas devem ser escolhidas com cuidado. De nada adianta fazer uma boa seleção dos acompanhamentos nas ceias e abusar das sobremesas que são, normalmente, alguns dos pratos mais calóricos. Se a refeição escolhida for à base de carnes gordas, as sobremesas devem restringir-se a frutas frescas e alguns doces de frutas, principalmente as saladas e frutas, gelatinas ou mesmo barrinhas de cereais.
Doces que contenham ovos, leite, manteiga ou deleite condensado (exemplo: pudins e mousses) podem ser utilizados naquelas ceias em que se escolheu pratos mais "leves e menos calóricos". Por isso, procura não associar tortas, bolos ou outros doces, que contenham estes alimentos, às refeições que contenham muita gordura. O melhor é deixar as tortas ou os bolos de chocolate ou de nozes, por exemplo, para o horário dos lanches, desde que consumidos moderadamente, e sem excessos.
Para teres uma ideia da diferencia calórica entre os pratos, uma fatia de perfil de porco assado (aproximadamente 100 gr) contém, em média, 374 kcal, sendo que 30% do total das calorias são provenientes da gordura. A mesma quantidade de carne de peru assado contém 176 kcal e de bacalhau cozido contém 82 kcal, com apenas 7,6% e 7,3%, respectivamente, total de calorias provenientes da gordura.
As bebidas alcoólicas também representam um acréscimo importante de calorias na alimentação, assim como os refrigerantes. Por isso, para quem quer comer um pouco mais na ceia de fim de ano sem comprometer muito o peso, substitui os refrigerantes por sumos de frutas ou utiliza os refrigerantes do tipo light, diet ou zero, e não abuses nas bebidas alcoólicas. Por exemplo, um cálice de vinho tinto (100 ml) contém, em médica, 85 kcal, enquanto a mesma quantidade de uma bebida destilada, com elevada concentração alcoólica (como o vodka, o whisky, o rum, etc.) contém, em média, 240 kcal.
Assim sendo, tem cuidado na escolha dos alimentos que vão compor a tua ceia de Natal e a do Ano Novo. E aproveita as festas de fim de ano sem perder a forma.
- Faz pequenas e leves refeições por dia e não te esqueças de beber bastantes líquidos. Para além de hidratar, só faz é bem.
- Não vás petiscando os alimentos enquanto estiveres a preparar as ceias. Assim evita-se algumas calorias extras.
- Na hora de te sentares à mesa, deves resistir aos pratos mais calóricos. Por isso, procura apresentar somente um prato, e escolhe bem como irás fazer esta refeição.
- Para que não caias na tentação, evita passar entre a mesa onde estão expostos todos os doces - geralmente, sobremesas natalícias bastante calórias, para depois ficares com sentimento de culpa de teres consumido.
- Evita os molhos à base de maionese e de natas dando preferência aos molhos de iogurtes desnatados naturais. Podes variar nos aromas para teres sabores diferentes.
- Não te esqueças de colocar saladas ou legumes cozidos no prato. São ricas em fibras e dão a sensação de saciedade.
- No caso dos acompanhamentos, prefere o arroz com legumes ou somente arroz ou batatas assadas. E não procures acompanhamentos que contenham nozes, amêndoas, pinhões, passas e outros frutos oleaginosos ou secos. Aumentam em demasia o valor calórico das refeições.
- Enfim, é chegada a hora das sobremesas. Mas não penses nos doces como alimentos proibidos. Só aumentará a tua ansiedade e, assim, as possibilidades de exagerares serão maiores. Evita aquelas sobremesas que possuem muito creme como doce de ovos ou doces com chantilly e mesmo bolos de massa folhada. Prefere as saladas de frutas, as barrinhas de cereais e as gelatinas de frutas.
- Podes ainda optar pelas frutas frescas como a laranja, o ananás, o kiwi, a pêra, a maçã ou outras porque são menos calóricas.
- O álcool possui 7 kcal por grama. Isto significa que ele é mais calórico do que os hidratos de carbono e as proteínas. Assim, o segredo é a moderação. Isto não quer dizer que precises de comemorar com um copo de sumo ou de refrigerante a entrada do Ano Novo. Brinda o Natal e e o Ano Novo com uma taça de champanhe sem preocupações.
0 comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.