domingo, 24 de dezembro de 2017

7 tradições natalinas bizarras que existem pelo mundo

1. Personagem demoníaco
Se tu quando eras pequeno, o medo que sentia no Natal era o de não ganhares presentes por não teres sido bonzinho o ano inteiro, fica feliz. Na Áustria, quem não se comporta direito pode receber a visita de um demónio horripilante chamado Krampus, que aterroriza as crianças ao andar pela rua à noite a arrastar correntes. Isso sem contar que ele anda com uma vara para esquentar o traseiro das que foram muito arteiras.


2. Bruxas malignas
Na Noruega quem vem fazer visitas são grupos de bruxas malvadas,q ue roubam as vassouras das casas para ficar a sobrevoar os vilarejos. Assim, nessa época as vassouras simplesmente desaparecem, já que durante as celebrações as mulheres escondem esses objetos para manter os espíritos malignos longe dos seus lares.


3. Bruxa do bem
Já na Itália, em vez de uma horda de seres que roubam vasspuras, quem aparece para as festas é a "La Befana", uma bruxa querida e muito aguardada pelas crianças italianas. Segundo a lenda, La Befana estava muito ocupada quando os Reis Magos foram visitar o menino Jesus, e é por isso que ela só aparece alguns dias depois do Natal para trazer presentes.


4. Ajudante sinistro
Na Holanda não são bruxas ou demónios quem aterrorizam as festas de Natal, mas sim uma personagem sinistra chamada Zwarte Piet - ou Pedro Preto em tradução livre. Apesar de ele ser um dos queridos ajudantes do Pai Natal, o Pedro também tem um lado assustador: ele é uma espécie de "homem do saco" que leva as criancinhas desobedientes embora para a Espanha, que, curiosamente, é onde o Bom Velhinho dos holandeses mora. 

A história dessa estranha personagem também é bastante sinistra. Originalmente, Zwarte Piet era um escravo que acompanhava o Pai Natal, mas essa versão acabou por ser alterada - evidentemente - por questões relacionadas ao racismo. Hoje em dia, as crianças holandesas aprendem que a aparência de Pedro deve-se à fuligem, porque, segundo a nova adaptação, ele trabalha como limpador de chaminés. 


5. Aranha natalícia
Além dos enfeites de Natal que toda a  gente conhece, na Ucránia as árvores são decoradas com teias de aranha. A origem desse costume vem de um conto sobre uma mulher muito pobre que não tinha como comprar os adornos para pendurar no pinheiro. Mas, na véspera de Natal uma magia aconteceu, e a mulher descobriu na manhã seguinte que uma aranha tinha enfeitado a árvore com uma linda teia brilhante.


6. Esperança
Na República Checa existe um curioso ritual que as mulheres que desejam se casar fazem durante o Natal. De costas para as portas de entrada das suas casas, elas atiram um sapato por cima do ombro e, se o calçado cair com o dedão a apontar para a porta, isso significa que elas irão se casar no período de um ano. Caso o sapato caia vitado para qualquer lado, as mulheres precisam esperar até o próximo Natal para tentar novamente. 


7. Meios de transporte
Na maior parte do mundo, as crianças acreditam que o Pai Natal visita toda a gente a montar num trenó puxado por renas, não é? Nos EUA, ele usa o mesmo meio de transporte, mas na Austrália quem puxa o trenó são Cangurus! Já na Holanda, ele circula a cavalo, e na Suíça, em vez de cavalo, o Pai Natal visita as crianças montado num burro. 

No Hawai, ele é obrigado a fazer exercícios, pois ele tem de remar numa canoa. Mas o mais curioso é na República Checa, pois por lá o Pai Natal vem do céu com uma corda dourada.
0

0 comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.