terça-feira, 12 de dezembro de 2017

9 coisas que tu nunca soubeste sobre a paralisia do sono

1. As experiências são únicas
Apesar das semelhanças entre chocantes casos de paralisia do sono, nunca duas experiências serão iguais. Como nos sonhos, a paralisia do sono ocorre na mente das pessoas e a sua apresentação está sujeita aos pensamentos e lembranças da pessoa. Algumas pessoas relatam os seus casos, como o homem que disse que acordou da paralisia do sono para fora do seu corpo, pendurado ao lado da sua cama e a olhar para um nada infinito.


2. Pode acontecer a qualquer momento
A paralisia do sono pode ocorrer a qualquer hora do dia ou da noite, em pessoas de todas as idades, tanto os mais velhos quanto os mais novos, independentemente do teu humor, pensamentos ou qualidade de vida. Tu podes ter uma paralisia do sono com 9 anos de idade e outro com 80 anos, como podes também ter apenas uma única vez na vida. 


3. Tu não vais querer estar sobre a paralisia do sono
A paralisia do sono pode estar associada com um sentimento de impotência física. A mente pode estar completamente acordada enquanto o corpo parece estar inteiramente desconectado. Porém a experiência pode não ser tão boa assim e o corpo pode reagir para que ele volte à vida. A evidência anedótica também sugere que pessoas que sofrem de paralisia do sono podem querer estar fora dele, tentando mexer os dedos dos pés ou mãos, ou simplesmente começar a mexer o corpo todo. 


4. Não é nada divertido
Embora tenha havido muitos casos de paralisia do sono com experiências benevolentes em que as pessoas viram coisas maravilhosas, a maioria dos casos que se ouve não foram uma experiência tão boa assim. As pessoas que já tiveram essas experiências ruins dizem que ficaram completamente impotentes, à mercê de uma misteriosa força, e isso não é nada interessante, ainda mais se tu misturares algumas coisas sobrenaturais, aí sim, tu vais sonhar com coisas horríveis. 


5. Podes estar de olhos abertos ou fechados
Podes cair numa paralisia do sono com os olhos abertos ou fechados. Dizem que as pessoas que têm a paralisia com os olhos fechados sentem uma enorme sensação de medo e tensão. Mas como quase todas as coisas que se sabe sobre a paralisia do sono, não há fatos concretos que provam se é melhor ter com os olhos abertos ou fechados. 


6. Acontece com qualquer pessoa
A paralisia do sono afeta muita gente, mais ou menos quatro em cada dez pessoas. Quem sofre desse mal começa a vivê-la ainda na adolescência, embora isso possa acontecer em qualquer idade. Pessoas com condições mentais como narcolepsia, stress ou transtorno bipolar têm mais chances de ter a paralisia. 


7. É um grande mistério
O conceito científico sobre a paralisia do sono até agora é que ela ocorre quando nos tornamso conscientes durante os nossos sonos. Pode até parecer estranho, mas não existe nenhuma ciência que explica porque tantos casos de paralisia do sono geralmente relatam uma consciência de seres sobrenaturais. Talvez isso possa ser apenas uma alucinação, mas a ciência mesmo que explique ou não, o que as pessoas com paralisia do sono viram foi algo terrível. 


8. Existem várias causas possíveis
Alguns casos de paralisia do sono aparentemente acontecem por acaso, outros acontecem com mais frequência. O motivo desse problema pode ser a falta de sono, pois os adultos devem dormir no mínimo entre 8 a 6 horas por dia. De acordo com Michael Breus, psicólogo clínico e diplomata do Conselho Americano de Medicina do Sono, a paralisia do sono geralmente ocorre como resultado da privação do sono. Aqueles que sofrem de narcolepsia, de acordo com Breus, também estão em risco de paralisia do sono. 


9. O tempo da paralisia do sono varia
De acordo com Breus, a paralisia do sono dura entre 20 e 40 segundos, embora haja exceções que revelaram vários minutos e até horas da paralisia. As pessoas que experimentaram a paralisia por mais de um minuto revelaram que sentiram como se fosse muito mais do que realmente passou. A paralisia do sono é essencialmente um sono de vigília, o tempo pode mover-se em várias direções, assim como num sonho normal. 

0

0 comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.