A matemática explica.
Estalar os dedos, como forma de aliviar a tensão nas mãos, costas ou outra zona do corpo, ou apenas por hábito, é algo que ainda a ciência ainda não conseguiu explicar porque faz tanto barulho, como se algo se estivesse a partir.
O mais próximo de uma conclusão a que se havia chegado até então foi pela associação entre o movimento e a pequena bolha de ar presente nas articulações, que é rebentada.
Para o confirmar, um grupo de investigadores capturou em câmara lenta o movimento e chegou à sequência exata de cavitação, racha e 'colapso' da referida bolha. Contudo, tal não explica o barulho em si, o que levou os cientistas a explicar os números e não as mudanças físicas.
Ao representar a geometria das juntas como equações matemáticas, foi então possível calcular a ação dinâmica das juntas dos dedos e compará-la com a acústica do som do estalo.
Tal provou que o som está presente mesmo quando a bolha de ar não 'rebenta', ou seja, o ato de estalar os dedos não cria propriamente danos às articulações - mesmo que o barulho leve a crer que sim.
0 comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.