quarta-feira, 28 de março de 2018

Sabe tudo sobre o perfil da rapariga suicida que conversa contigo no Facebook

Sabias que o Brasil tem o quinto maior índice de feminicídio do mundo? É por esse e vários outros motivos que várias organizações estão preocupadas com a seguranças das mulheres. Uma dessas organizações é a Unicef, que junto do Facebook criou o Projeto Caretas. É um "bot" que por meio de um perfil fictício, usa o Messenger para tratar de problemas reais, como o suicídio e depressão.

Batizada por Fabi Grossi, o bot é aquilo que os próprios criadores chamam de "peça de ficção por chat". Ela interage com a pessoa que acessou a página através do Messenger, compartilhando situações, sentimentos e enviando fotos a quem começa a conversa. Fabi Grossi, leva o usuário para uma atmosfera que muitos considerariam assustadora. O contecto é que o seu namorado divulgou um vídeo do casal tendo relações sexuais. 

Tudo acontece em tempo real. Evitar o pior é muito importante. Tu precisas fazer a Fabi mudar de ideia e não se matar. Uma tarefa nada fácil. Tudo graças aos estragos que esse tipo de exposição pode causar, já que envolve os julgamentos da família, dos amigos e o social. 


Caretas
 "O Caretas é uma ferramenta digital que nos dá a oportunidade de conversar individualmente com cada adolescente, no ambiente em que ele está presente e na linguagem que ele costuma usar. Toda a vivência dele na ferramenta tem o objetivo de criar empatia com a nossa personagem e informá-lo sobre os riscos do ambiente online", explica o representante do UNICEF no Brasil, Florence Bauer, num comunicado à imprensa. 

É preciso oferecer toda a ajuda possível. Entre junho e novembro de 2017, cerca de 7 mil adolescentes de todo o país testaram o perfil. Foram recebidos ao todo mais de um milhão de mensagens para a Fabi e mais ou menos 40% conseguiram chegar ao final da história. Que demora cerca de 48 horas para se concretizar. 
0

0 comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.