sábado, 2 de agosto de 2014

Erros que cometemos quando vamos para o sol


Por desconhecimento ou mesmo por preguiça todo o verão acabamos por cometer erros relacionados com a protecção sob o sol. Vê os mais comuns:


  • Não usar protector solar correcto.
    A questão do "factor de protecção" pode ser um pouco complicada.
    O número de factor de protecção indica o tempo que podemos estar sob o sol sem nos queimarmos.
    Por exemplo, se levarmos 20 minutos para nos queimarmos sem protecção, significa que temos que usar um factor de protecção 15, o qual nos protegerá durante 5 horas.
    De qualquer forma, independentemente do tipo de pele que temos, os dermatologistas recomendam usar um factor de protecção de no mínimo 30.

  • Não cuidar da pele depois de ter se exposto ao sol.
    A protecção da pele não acaba quando saímos da praia ou da piscina. Em casa, depois do bano, também devemos nos lembrar dela, já que o sol resseca muito, por isso, após o banho é preciso passar um aftersun, que pode ser de aloe vera, e beber muita água!

  • Aplicar o protector solar quando já estamos ao sol.
    Este costuma ser o erro mais comum... o protector começa a agir uns 20 minutos depois de ser aplicado, por isso se formos colocá-lo apenas na hora que vamos para o sol, estaremos 20 minutos sem protecção. Para evitar isto, o melhor é colocar o protector antes de sair de casa.

  • Usar o mesmo protector do corpo no rosto.
    Se tu tens problemas de cravos e espinhas, o melhor é usares um protector específico para o rosto, pois o do corpo é mais oleoso e pode causar problemas de acne.

  • Não usar protector se temos a pele mais escura.
    Há uma espécie de mito que as pessoas que tem a pele mais escura não precisam de protector solar. Erro. As peles escuras também se queimam e são vulneráveis aos raios solares, por isto, obviamente também precisam de protecção.

  • Não recolocar o protector.
    Mesmo que a gente coloque um protector com factor de protecção 50 isto não significa que vamos estar protegidos todo o dia. A água, o suor e as horas de exposição fazem com que o creme perca efeito, por isto que para estar 100% protegido, o melhor é ir recolocando o creme com o passar do tempo.

  • Não colocar protector quando não há sol.
    Se não há nuvens significa que o sol não vai nos afectar? Não, os raios solares atravessam as nuvens, o facto de não o vermos não significa que não esteja ali, se estamos ao ar livre é preciso usar protector solar.
0

0 comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.