-São geralmente vermelhos quando estão maduros, mas existem em várias cores, incluindo amarelo, laranja, verde e roxo.
-O teor de água dos tomates é de cerca de 95%. Os outros 5% consistem, principalmente, hidratos de carbono e fibra. Um tomate de tamanho médio (123 gramas) contém apenas 22 calorias.
-Os tomates são baixos em hidratos de carbono e são uma boa fonte de fibras, fornecendo cerca de 1,5 gramas por tomate de tamanho médio. O seu teor de hidratos de carbono consiste, principalmente, em açúcares simples e fibras insolúveis.
-Os tomates são uma boa fonte de várias vitaminas e minerais como, por exemplo, vitamina C, potássio, vitamina K e ácido fólico.
-O conteúdo de vitaminas e compostos de plantas pode variar muito entre as diferentes variedades de tomates e períodos de amostragem. Posto isto, o seu principal composto vegetal é o licopeno, um antioxidante que, quando absorvido pelo organismo, ajuda a impedir e reparar os danos das células causados pelos radicais livres. Os tomates contêm, ainda, beta-caroteno, naringenina e ácido clorogénico.
-Vários estudos demonstram que os tomates e os produtos de tomate podem reduzir o risco de doenças cardíacas. São também considerados benéficos para a saúde da pele e podem proteger contra queimaduras solares.
-Os tomates produzidos por métodos tradicionais são colhidos e transportados enquanto ainda não estão maduros e estão verdes. Para torná-los vermelhos, os produtores utilizam gás etileno artificial antes de vender os tomates. Este método pode ser vantajoso em termos económicos, mas ainda pode afetar o sabor natural do fruto.
-Os tomates são geralmente bem tolerados, mas podem causar alergias em pessoas alérgicas ao pólen de gramíneas. Aqueles que são cultivados em solos contaminados podem conter níveis mais elevados de flúor.
0 comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.