quarta-feira, 25 de abril de 2018

A história de Medusa é mais trágica do que imaginas

A medusa é um dos seres mais terríveis da mitologia grega. Ela seria capaz de petrificar alguém que ousasse olhar para ela. Mas o que muitos desconhecem é que todo o mal que havia dentro dela seria fruto de algo que lhe teria acontecido no passado.

Medusa teria outras duas irmãs. Esteno e Euriale. Elas eram conhecidas como As Górgonas. Seriam filhas de duas divindades marinhas do submundo, Fórcis e Ceto. Esteno e Euríale seriam imrotais, enquanto Medusa, a única das irmãs com aparência humana era um ser mortal. Medusa, cujo significado seria "a protetora", recebeu o poder de petrificar os humanos com o seu olhar para se poder proteger.

Medusa foi uma sacerdotisa no templo de Atena. Ela era admirada e cobiçada por muitos homens. Mas permanecia virgem, assim como as demais servas de Atena. No mito de Medusa, Poseidon fascinado pela cor dourada dos seus cabelos invadiu o templo sagrado e teria violado Medusa. Furiosa, pela profanação do seu templo, Atena teria punido Medusa, transformando-a num monstro, assim como as suas irmãs.

Perseu e Medusa
Perseu era o filho de Danae e Zeus e morava com a sua mãe na ilha de Serifos onde governava o rei Polidectes. O rei teria-se apaixonado por Danae, e imaginando que Perseu poderia opor-se à sua união, Polidectes resolveu enganá-lo. Pediu a Perseu que fosse buscar a cabeça de Medusa para que ele a desse a uma princesa com quem prometeu que se casaria.

Perseu com a ajuda de Hades, Hermes e as Ninfas, munido com algumas ferramentas, entre elas um escudo que Atena lhe teria dado, para que servisse de espelho foi até a casa das Górgonas. Ele encontrou-as a dormir. Usou o escudo para não precisar de olhar diretamente para Medusa e assim pudesse lhe cortar a cabeça. Neste mito, Medusa estava grávida de Poseidon.

As irmãs de Medura teriam tentado persegui-lo para matá-lo, mas não conseguiram. Perseu fugiu com a cabeça de Medusa. Alguns mitos contam que ele teria continuado a usar a cabeça dela como arma, pois, apesar de morta, a cabeça ainda detinha o poder de petrificar aqueles que a olhassem.

O mito revisado
Muitas pessoas não conseguem entender o porquê de Medusa após ser violada por Poseidon ainda foi punida por Atena. Revisões modernas dos mitos consideram a história como a primeira "traição de género". Medusa teria sido traída por Atena duas vezes. Após o atod e Poseidon e quando Perseu recebeu o escudo de Atena para matar Medusa. 

As cobras na sua cabeça também tiveram os seus sentidos alterados. Elas podem ser vistas como uma representação da raiva feminina ou como referência a antiga veneração das cobras, que representavam o poder e a sabedoria da mulher. 

A cabeça dela, ainda que morta, ainda poderia petrificar. A decapitação e a exposição da cabeça por Perseu é considerada uma metáfora da instalação do patriarcado da sociedade. A Medusa, com as serpentes na sua cabeça como símbolo da sabedoria, cortada por um homem para relembrá-la do poder dos homens sobre as mulheres. 

0

0 comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.