domingo, 22 de abril de 2018

Vê o que aconteceu com alguns dos sobreviventes do Titanic

Um dos acidentes que mais marcou a história foi o naufrágio do Titanic. Existem ainda diversos mitos e teorias sobre esse acontecimento. Algumas pessoas afirmam que o navio estava numa velocidade muito alta numa área de risco, outras culpam exclusivamente o clima e algumas acreditam que tudo não tenha passado de um grande azar. No entanto, somente as pessoas que estavam a bordo do imenso navio são capazes de dizer o que realmente aconteceu naquele dia e o que eles viveram. 

O fato aconteceu no dia 10 de abril de 1912, quando o Titanic realizou a sua primeira e última viagem. Mia de 2 mil pessoas estavam a bordo. Na noite do dia 14 para o dia 15 de abril, o navio chocou contra um iceberg e afundou. Cerca de 700 pessoas sobreviveram.


1. Os órfãos do Titanic
Michel e Edmond, de 3 e 2 anos, estavam no navio com o seu pai. Eles usavam nomes falsos de Luis e Otto. O seu pai mentia sobre a sua esposa e afirmava ser viúvo, quando na verdades eles tinham-se separado e ele tinha roubado as crianças. Quando o navio começou a afundar, ele colocou os dois num barco de resgate. Como o pai morreu e as crianças ainda não sabiam falar muito bem, foi difícil encontrar a família. Mais tarde a mãe das crianças viu uma foto num jornal e conseguiu juntar-se a eles um mês depois. Michel, no futuro, formou-se e virou professor de psicologia. Viveu até aos 92 anos em Montpellier. Edmond era casado e trabalhava como arquiteto. Juntou-se ao exército francês durante a Segunda Guerra Mundial e morreu aos 43 anos. 


2. A sobrevivente de três acidentes de navio
Violet Constance Jessop trabalhava em navios da White Star Line. Ela estava a bordo do Olympic quando ele afundou em Hawke, em 1911. Trabalhou no Titanic, que afundou em 1912. Durante a Primeira Guerra Mundial, trabalhava no navio Britannic, que também afundou. Apesar de toda essa vivência, Violet continuou a trabalhar em navios até 1950. Ela morreu aos 83 anos devido a insuficiência cardíaca. 







3. Dorothy Gibson
A atriz Dorothy Gibson estava com a sua mãe em Paris quando decidiu comprar bilhetes para a primeira classe do Titanic. Ela estava a bordo quando o navio afundou. Ela e a sua mãe saíram no barco de nº7. No entanto, houve um vazamento nesse barco também, as felizmente elas conseguiram tapar o buraco com as suas roupas. Quando chegou em Nova Iorque, foi convidada para estrelar um filme sobre o acidente. Ela usou as mesmas roupas que usava no dia. Ela mudou-se, mais tarde, para Paris durante a Segunda Guerra Mundial. Morreu aos 65 anos por causa de um ataque cardíaco. 




4. O homem que congelou
Richard Norrus Williams era um dos passageiros do navio. Ele e o seu pai estavam calmos durante o acidente. Eles foram para o ginásio para tentar não congelar. Richard conseguiu entrar no barco nº14, mas o seu pai não foi porque morreu após um cano de vapor cair em cima dele. No entanto, as pernas de Norrus congelaram e os médicos recomendaram a amputação, mas ele recusou-se. As suas pernas curaram-se mais tarde e ele continuou a sua carreira no Ténis e chegou a ganhar uma medalha de ouro nas Olimpíadas. Lutou na Primeira Guerra Mundial e depois virou banqueiro na Filadélfia. Richard morreu aos 77 anos de idade.






5. O último passageiro que se lembrava do acidente
Miriam Hart tinha 7 anos quando entrou no navio com os seus pais. De acordo com ela, a sua mãe decidiu não dormir na noite do acidente porque estava preocupada com algo e tinha um mau pressentimento sobre a viagem. Quando o navio começou a afundar, o seu pai enrolou-a num cobertor e colocou-a num barco com a sua mãe e disse: "Segura a mão da tua mãe e sê uma boa menina". O corpo do seu pai nunca foi encontrado. Ela morreu em casa aos 91 anos de idade. 



6. Gerente que escapou do navio
Joseph Bruce Ismay era o presidente da White Star Line e também o responsável pela construção do Titanic. Ele foi resgatado e disse, num depoimento, que virou as costas para o navio para não o ver a afundar. Após o acidente ele foi duramente criticado pela imprensa e acusado de usar o espaço de crianças e mulheres para escapar do navio. Mais tarde, ele fez muitas doações para o fundo de marinheiros mortos. Ele morreu de trombose aos 74 anos de idade. 



7. Fotografias raras tiradas na época

0

0 comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.