segunda-feira, 6 de junho de 2016

Os segredos ocultos nos logótipos das grandes marcas

Facilmente identificáveis e espalhados por quase todos os lugares, os logótipos mais famosos do mundo estão muito bem gravados nos cérebros dos clientes. O que a maioria não sabe é que muitos desses emblemas possuem símbolos misteriosos e dicas para segredos escondidos que passam despercebidos.



STARBUCKS
Tu já te perguntaste alguma vez, enquanto esperavas o teu café ficar pronto, porque é que o Starbucks escolheu uma sereia como logótipo? Os fundadores nomearam a empresa baseando-se numa personagem do romance náutico Moby Dick e, dispostos a impulsionar o tema marítimo, optaram pela sereia de duas caudas de uma xilogravura Norse do século 16.


AMAZON
A seta, na forma de um sorriso, liga os pontos de "A" a "Z", querendo dizer aos clientes que eles podem encontrar tudo o que necessitam no site da Amazon.


SONY VAIO
As letras "V" e "A" formam um símbolo analógico, enquanto as vogais "I" e "O" combinam-se para compor um sinal digital binário, representando a transição da Sony do analógico para o digital.


PEPSI
O logótipo mais recente da Pepsi, que custou vários milhões de dólares, faz referência a vários elementos: desde feng shui e arte renascentista até o filósofo Descartes e o arquiteto Le Corbusier.


APPLE
No caso da Apple, o desenhador do logótipo, Rob Janoff, nem se lembra o motivo pelo qual ele escolheu a forma de uma maçã mordida.


LACOSTE
Tudo começou em 1927 quando o tenista francês e fundador da marca, René Lacoste, foi o principal responsável por uma vitória na Taça Davis e passou a ser chamado de "Crocodilo". O apelido pegou e o réptil foi uma escolha natural para o logótipo da Lacoste, em 1933.



CISCO SYSTEMS
Não consegues descobrir o que as linhas verticais significam? Elas formam uma imagem abstrata da ponte Golden Gate, em San Francisco. Quando ia registar a marca, a equipa fundadora da empresa teve a ideia no momento em que cruzavam a famosa monte.


FC BARCELONA
O logótipo do clube de futebol é uma homenagem à Catalunha. Ele apresenta as linhas vermelhas e amarelas da bandeira catalã no canto superior direito e a cruz vermelha de Santo "Jordi", padroeiro da Catalunha, no canto superior esquerdo. O logótipo também exibe as cores da equipa e uma bola de futebol.


FEDEX
Trata.se de um truque de design gráfico subtil, mas muito inteligente. O espaço entre as letras "E" e "x" forma uma seta a apontar para a frente, o que indica a filosofia da visão de futuro da empresa.


TOBLERONE
Já reparaste no urso do logótipo Toblerone? O animal está escondido dentro do desenho da montanha Matterhorn e representa Berna, cidade syúça onde a barra de chocolate e o nogado foram produzidos pela primeira vez.


UNILEVER
O logótipo da Unilever é uma letra 'U' composta por 24 ícones que representam os valores e objetivos da empresa. Por exemplo, a abelha significa o compromisso de proteger o meio ambiente e o coração indica o compromisso de melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas.


CIA
Este logótipo imponente apresenta três símbolos potentes: a águia, que representa os EUA; o escudo para simbolizar a proteção; e a rosa dos ventos com 16 picos a apontar em todas as direções, a indicar a capacidade da coleta de inteligência da agência.


BARCLAYS
A ave de rapina simboliza força e clarividência. Naqueles tempos, a maioria das pessoas eram analfabetas, por isso imagens eram usadas no lugar de textos.


ALFA ROMEU
A cobra devoradora de homens e a cruz vermelha são símbolos heráldicos fortemente associados com a cidade italiana Milão, onde a marca foi criada.


WIKIPÉDIA
O globo inacabado com peças de puzzle compostas por caracteres dos diferentes sistemas de escrita representa o pluralismo linguístico e o enorme alcance global da enciclopédia.


PICASA
O símbolo colorido representa o obturador de uma câmera e o centro da imagem possui os contornos básicos do desenho de uma casa.


YAMAHA
Os garfos entrelaçados no logótipo da Yamaha representam tecnologia, produção e vendas.


HERMES
O logótipo, criado na década de 1950, é formada pelos principais elementos que compunham uma carruagem antiga. O objetivo era celebrar as raízes equestres da marca.


PORSCHE
A marca é baseada no brasão de armas da cidade alemã de Stuttgart, onde a empresa está sediada. O cavalo toma o lugar central porque a cidade, que surgiu no ano 950, foi fundada a partir de um haras.


BASKIN ROBBINS
A franquia de gelados americana é famosa pelo slogan dos "31 sabores", por isso não é de se admirar que o número venha inserido dentro das letras "B" (3) e "R" (1).


LAMBORGHINI
Fundada em 1963 por Ferruccio Lamborghini, o fabricante de carros de luxo optou por um touro como logótipo devido ao seu signo de nascimento e pela obsessão que o mesmo tinha por touradas.



BURBERRY
Thomas Burberry, o fundador da companhia, queria um logótipo que reflectisse o espírito pioneiro da empresa. Foi a partir dessa ideia que surgiu o desenho do icónico cavaleiro empunhando um a bandeira com a palavra "Propsum", que significa "para a frente".


LE TOUR DE FRANCE
Joël Guenoun, o designer do novo logo da competição anual de ciclismo realizada na França transformou as letras "O", "U", "R" (da palavra "Tour") e a bola laranja num ciclista agachado numa bicicleta.


AUDI
Os anéis entrelaçados representam a fusão de quatro empresas - Audi, DKW, Horch e Wanderer - que ocorreu na década de 1930.


ASUS
O logótipo da companhia taiwanesa está inspirado na figura de Pegasus, o cavalo alado da mitologia grega que simboliza a sabedoria.


DELL
O fundador da empresa, Michael Dell, começou o negócio com o objetivo de transformar o mundo, tirando-o do eixo. É isso que a "E" desalinhada significa.


ZOOLÓGICO DE COLÓNIA
O logótipo de zoológico alemão engloba, dentro da imagem um elefante, as imagens de uma girafa, um rinoceronte, uma estrela e duas formas triangulares que simbolizam as torres gémeas da Catedral de Colónia, situadas nos arredores do lugar.


ZOOLÓGICO DE PITSBURGO
Neste caso, é possível detectar as imagens de um gorila, um tigre e um cardume de peixes no espaço branco ao redor do contorno negro da árvore centralizada.


BEATS BY DRE
Aqui a letra 'b' dentro do círculo vermelho forma uma imagem abstrata de uma pessoa a usar fones de ouvido. Uma ideia simples, inteligente e efetiva.


TOYOTA
Os dois aros internos em forma de "T" representam a relação entre a Toyota e os clientes da companhia, enquanto o aro exterior significa "o mundo abraçando a Toyota".

0

0 comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.