sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Aprende a aumentar a tua auto-estima

Somos todos a favor de uma auto-estima elevada, mas obtê-la e mantê-la pode ser surpreendentemente difícil. O psicólogo Guy Winch revela algumas dicas inteligentes para poder ajudar-te a construir e/ou a subir a auto-estima.

Sê positiva nos teus pensamentos e nas tuas palavras. As pessoas com baixa auto-estima pensam sempre o pior de si mesmas e as suas declarações contrariam as suas crenças. As afirmações positivas ajudam a interiorizar o bom que há em si e dão motivação para atingir metas.

A auto-estima é construída através da demonstração das capacidades e da realização em áreas da vida que são importantes para nós. Identifica as tuas competências e desenvolve-as. Se tens orgulho nos teus dotes culinários, faz mais jantares, por exemplo.


Um dos aspetos mais difíceis de melhorar a auto-estima é quando nos sentimos mal connosco e somos mais resistentes a elogios, ainda que seja o momento em que mais precisamos deles. Aprende a aceitar os elogios. Recebe-os com respostas como 'obrigada' ou 'é muito simpático da tua parte. Com o tempo, o impulso de rejeitar elogios dissipa-se.


Quando a auto-estima é baixa, é provável que piores por seres tão auto-crítica. Resiste a este tipo de atitude. Pergunta a ti mesma o que dirias a um amigo se este estivesse na mesma situação, pois temos sempre a tendência de sermos mais compassivos com os amigos do que connosco.


Faz uma lista de qualidades que tens e são significativas em determinado contexto. Por exemplo, se tiveres sido rejeitada no campo amoroso, faz uma lista de qualidades que te tornam uma boa parceira (leal ou emocionalmente disponível). Usa essa lista para escrever um breve texto sobre o porquê de, no futuro, as pessoas que te rodeiam irão valorizar essas qualidades. Faz esse exercício sempre que precisares de um impulso na auto-estima.
0

0 comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.