Foi anunciada a descoberta de um planeta com caraterísticas favoráveis à existência de vida. Chama-se "Próxima B" e orbita a estrela mais próxima da terra.
O planeta agora descoberto tem uma temperatura à superfície que torna viável a existência de água em estado líquido. Uma caraterística essencial para a vida.
O "Próxima B", que não faz parte do nosso sistema solar, orbita a estrela Próxima de Centauro que está localizada a apenas 4 anos-luz da Terra. Em termos astronómicos é uma espécie de vizinha do lado. Apesar disso, esta estrela não é visível a olho nu por ser pequena e pouco brilhante.
O comunicado do Observatório Europeu do Sul - Portugal é um dos membros desta organização - adianta que o "Próxima B" tem ma massa semelhante à da Terra e está muito perto da sua estrela, a distância é inferior à que separa a terra do Sol.
O planeta foi detetado a partir de vários telescópios, um desses telescópios está instalado no Chile e pertence ao Observatório Europeu do Sul.
Em declarações à agência Lusa, um dos cientistas envolvidos nesta descoberta adiantou que a partir de agora os astrónomos vão "procurar evidências da atmosfera e procurar traços de água ou outras moléculas, e finalmente vida".
Os resultados desta descoberta serão publicados quinta-feira na revista Nature.
0 comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.