Depois das férias, surge uma energia renovada para o trabalho. Trabalhar em casa pode ser uma ideia, é libertador e agrada à maior parte das pessoas. Mas isto também requer organização e regras.
Regra número 1: Estabelece um horário e levanta-te. Há que ter disciplina para se trabalhar em casa. Se ficares a dormir um dia e outro, é quase garantido que não tens espírito para trabalhar em casa.
Veste-te para trabalhar: Mesmo estando em casa, impõe a ti próprio a regra de nunca trabalhar de pijama. Não precisas de calçar saltos altos, mas evita as pantufas.
Investe numa fase inicial no material necessário: Se trabalhas online, por exemplo, precisas de um bom computar e uma conexão de internet rápida. É importante ter as ferramentas necessárias para fazer um bom trabalho.
Cria o teu espaço: Reserva um espaço em casa que todos os membros da família reconheçam como sendo o teu escritório ou atelier. Desta forma, consegues separar o espaço casa do espaço de trabalho e, assim que entras ou sais daquele espaço, mudas a tua atitude.
Separa o dinheiro da empresa do dinheiro pessoal: Para controlares quanto estás realmente a faturar, não te podes esquecer das despesas com os fornecedores e as contas fixas da empresa. Faz um ficheiro com todos estes dados e, de preferência, mantém duas contas correntes.
Faz pausas: É comum que quem trabalha em casa salte refeições, ou coma apenas uma sanduíche. Ao contrário do que podes pensar, ao trabalhar em casa, a tentação vai ser trabalhar mais horas do que antes. Mas obriga-te a parar para a hora de almoço. Durante esse tempo, não olhes para o computador nem para o telefone. Ou então saí para almoçar e aproveita até para fazer alguns recados. Mas não estiques a hora de almoço.
Não descuides a tua saúde: Podes decidir que o tempo que poupas no trânsito podes investir em ti, para fazer uma atividade física dentro ou fora de portas.
Saí para trabalhar: Uma das grandes vantagens de trabalhar em casa é que tens total liberdade de movimentos. Se quiseres, podes pegar no teu portátil e ir para uma esplanada trabalhar. Podes até conhecer outros trabalhadores na mesma condição. Há também muitos espaços de coworking onde podes trabalhar, caso gostes de companhia.
Organiza-te: Ser o teu chefe traz liberdades mas também responsabilidades. Basicamente, se não trabalhas não recebes ao final do mês. Por isso estabelece objetivos e cumpre-os. Por exemplo, se tens de sair de casa para comprar material, estabelece um dia da semana para o fazer, ou acabarás por sair todos os dias.
Não te distraias: Porque não tens o chefe a olhar para ti, podes acabar por te perderes nas redes sociais ou ao telefone com amigos e familiares. Mantém as redes sociais desligadas e liga-as duas vezes ao dia, para atualizações.
Não deixes de viver: Por vezes, ao trabalhar em casa, temos a tentação de trabalhar todo o dia porque há sempre algo a fazer. Até pode ser verdade mas, no final do dia de trabalho, desliga o computador e usufrui das vantagens de trabalhar em casa.
0 comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.