segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Não guardas a marmita no frigorífico? Eis o risco que corres

As marmitas estão na moda e cresce o número de pessoas que leva o almoço (e ainda alguns snacks) para o local de trabalho. Embora esta seja uma prática saudável que permite economizar algum dinheiro no final do mês, pode ser um verdadeiro atentado à saúde se não forem prestados os cuidados mínimos na hora de armazenar os alimentos. Sim, é preciso colocá-los no frigorífico.

Como explica à revista Prevention o médico Samuel Crowe, "a grande questão é que bactérias como E.coli, salmonela e listeria podem crescer nos alimentos a um ponto que pode fazer as pessoas adoecerem". E esse ponto acontece nas horas em que o almoço ou snack (como iogurtes) está fora do frigorífico, período que não deve exceder nunca as duas horas (ou até menos se o local de trabalho for quente e pouco ventilado).

Os sintomas mais comuns, explica o especialista do Centro de Controlo de Doenças dos Estados Unidos, "incluem náuseas, vómitos, dores de estômago e diarreia, que podem acontecer no prazo de seis a 12 horas ou mesmo após um par de dias depois da ingestão do alimento".

Quando não existe mesmo a possibilidade de colocar no frigorífico as refeições que se levam para o trabalho, o melhor é armazená-las em taças de vidro e dentro de uma mala térmica com a presença de um recipiente de gelo.
0

0 comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.