1. As cédulas russas contam com marcações em braile para que os deficientes visuais possam usar o dinheiro com mais facilidades.
2. O nome da icónica Praça Vermelha situada em Moscovo, não tem nada a haver com a tradicional cor associada ao comunismo. Ele deriva da palavra russa krasnaya, termo que pode ser traduzido como "vermelho" ou "bonito".
3. Moscovo é a maior cidade da Europa, com 13 milhões de habitantes. A título de comparação, Londres, na Inglaterra, é a segunda cidade mais populosa, com 8 milhões de pessoas.
4. Ainda sobre a capital russa, ela abriga o sistema de metro mais movimentado da Europa, transportando, em média, mais de 6 milhões de pessoas por dia. A título de curiosidade, as suas estações também estão entre as mais belas do mundo.
5. A maior montanha da Europa, o Monte Elbrus, conta com 5.642 metros de altura e encontra-se na porção da cordilheira do Cáucaso que fica em território russo.
6. Os amantes de aventura podem fazer trilhas pelos vulcões que existem na Península de Kamchatka, na região oriental do país, e inclusive visitar o Klyuchevskaya Sopka, o vulcão ativo mais alto da Europa e da Ásia.
7. O Rio Volga - cuja nascente fica no planalto de Valdai, no norte da Rússia, e desagua no mar Cáspio - que tem 3.688 quilómetros de extensão e é o rio mais longo da Europa.
8. Para quem tem dúvidas de que a Rússia é um país gigantesco, o seu território cobre 11 das 24 zonas horárias - ou fusos - que existem na Terra.
9. A Rússia, com a sua imensa extensão territorial, também abriga 10% das terras cultiváveis do mundo.
10. Para tu teres uma ideia do tamanho do país, a Rússia estende-se da União Europeia (ao oeste do seu território) até tocar o Alasca (a leste).
11. Sabias que os Estados Unidos comrparam o Alasca da Rússia pela módica quantia de US$ 7,2 milhões em 1867?
12. Apesar do número de habitantes ter caído após a dissolução da União Soviética, o índice de natalidade e a quantidade de imigrantes que se mudaram para a Rússia superam os registados em países europeus.
13. A União Soviética foi a primeira nação da Terra a enviar um ser humano ao espaço - o cosmonauta Yuri Alekseyevich Gagarian - assim como o primeiro satélite (Sputnik I) em órbita.
14. A União Soviética também foi a primeira nação do mundo a poupar uma nave na Lua (a sonda espacial Luna 9, em fevereiro de 1966), uma em Marte (a sonda Marte 3, que aterrou no Planeta Vermelho em dezembro de 1971) e outra em Vénus - a Venera 9, que chegou em outubro de 1975.
15. Ainda sobre a União Soviética, uma pesquisa realizada em 2016 apontou que 56% dos russos lamentam a dissolução do bloco.
16. O Lago Baikal, localizado na Sibéria, é o lago com o maior volume de água do mundo, além de ser o mais profundo, com 1.680 metros, e o mais antigo de que se tem notícia, com 25 milhões de anos. Além disso, ele contém cerca de 20% da água doce (não congelada) do planeta.
17. Já o lago Karachay, situado ao sul dos Montes Urais, é o lago mais poluído e radioativo do mundo.
18. Na Rússia, existe um templo dedicado a todas as religiões que representa uma pacífica combinação de diferentes culturas.
19. Existe a crença de que a Rússia abriga ao menos 15 cidades secretas - cujos nomes e localização são, evidentemente, desconhecidos.
sexta-feira, 10 de novembro de 2017
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.