A cidade portuguesa de Sintra - a cerca de 30 quilómetros de Lisboa - abriga um poço com 27 metros de profundidade que, além da aparência enigmática, tem uma história que exala mistério. Descendo os nove lances da escadaria em espiral feita de pedras, os visitantes podem conhecer um pouco dos símbolos que fazem dessa galeria subterrânea um local tão instigante.
Ela recebeu o nome de "Poço Iniciático" porque acredita-se que, no seu interior, eram realizados os rituais de iniciação de Maçonaria. Além do mais, no fundo do local está encravada, em mármore, uma estrela de oito pontas sobre uma cruz Templária, símbolo da ordem do mesmo nome que é ligada à Maçonaria.
E o simbolismo em torno da construção não pára por aqui: especula-se que os seus nove andares façam alusão aos nove círculos do inferno, as nove secções do purgatório e os nove céus do paraíso, descritos por Dante Alighieri em "A Divina Comédia".
O poço é apenas uma das atrações do palácio histórico Quinta da Regaleira, que conta ainda com um bosque, capela, belos jardins e um monumental palácio em estilo romântico, erguido no século passado.
0 comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.