quarta-feira, 4 de maio de 2016

Porque temos caspa?

Dá comichão, é desconfortável e ainda fica visível em tudo o que é material escuro (desde roupas ao tampo da secretária). Um verdadeiro pesadelo, não?

E pior, mesmo mudando de champô e tentando de tudo, acaba por voltar. Mas afinal, porque é que temos caspa.

A Dra. Rolanda J. Wilkerson, cientista a trabalhar para a Head & Shoulders, explicou ao Yahoo que a caspa se deve a duas coisas.

A primeira é um tipo de fungo que vive no couro cabeludo, chamado malassezia furfur, que toda a gente tem.

O segundo fator é o sebo, um óleo natural produzido pelas glândulas sebáceas neste caso no couro cabeludo. E também toda a gente tem. Mas é a quantidade que tem e a taxa de produçãoq ue vai mudar a tua vida no que diz respeito à ocorrência ou não de caspa, claro.

O fungo malassezia furfur alimenta-se de sebo, produzindo um subproduto tóxico que vive no couro cabeludo. Este não é um problema a menos que o couro cabeludo seja muito sensível a este processo.

A especialista explcia que "o couro cabeludo de uma pessoa que é geneticamente susceptível a responder à presença desse subproduto irá responder", acelerando a produção de células da pele como forma de se proteger.

E este aumento da produção de células da pele significa mais células no couro cabeludo que se tornam em pequenos fragmentos de pele morta que caem a uma velocidade bastante superior ao normal.

Pode ainda dar-se a produção de histaminas, que são o que provoca a comichão.

A solução? Usar champô e condicionador especializado, com piritiona de zinco, que ataca o fungo e para as reações que provocam a caspa na sua origem.
0

0 comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.