terça-feira, 10 de maio de 2016

Saúde: 12 sintomas que nunca deves ignorar

OS SINAIS DE ALERTA: Por exemplo para muitos homens é difícil admitir que podem estar a sofrer. Nunca deves ignorar determinados sintomas que podem colocar em alguns casos a saúde em risco. Os especialistas apontam alguns deles.


TONTURAS GRAVES: Quando começas a ver coisas a girarem, e tens de te segurar a uma parede ou a uma peça de mobiliário, segundo o cardiologista David Frid, revela que este tipo de tontura é chamado de síncope, se desmaiares ou pré-síncipe se não for muito grave. As tonturas pdoem ser um sinal de uma doença subjacente ou um ritmo cardíaco anormal. A frequência cardíaca muito rápida, chamada taquicardia, que pode estar por detrás da tontura. Nunca deves ignotar os seus sintomas.


DOR DE DENTES: Dor de dentes pode resultar de uma variedade de problemas de saúde local, como por exemplo, infeção na gengiva, o crescimento dos dentes do siso. A dor de dente é como um alarme de incêndio, alerta para um problema que, se detectada precocemente, muitas vezes pode ser um reparo fácil. Se não for tratada, podes não só perder um ou mais dentes, mas uma infeção disseminada pode afetar-te, causando potencialmente graves problemas para outros órgãos do corpo.

Se ignorares também um dentes lascado podes levar a uma maior degradação e, em última análie, a perda de todo o dente se for ignorado. Em ambos os casos, são avaliados pelo teu dentista, pode não ser nada de especial, mas mais vale prevenir que remediar. Um problema que pode ser pequeno, se não for cuidado pode-se tornar ainda maior.


DOR PERTO DO UMBIGO OU DO LADO DIREITO: A dor que sentes como ums tensão muscular pode ser algo muito mais grave. A dor que começa perto do teu umbigo e prolonga-se para o lado direito, após cerca de 12 horas pode ser o início de apendicite, especialmente quando acompanhado por uma ligeira febre, diz Dr. Sameer Sayeed, um internista com ComumbiaDoctors de Somers, NY. Podes ignorá-lo por 24 a 48 hora,s mas se o apêndice é obstruído por um tempo, as bactérias acumulam-se e invadem o intestino grosso e a cavidade abdominal, provocando uma infeção por todo o corpo. Esta situação, conhecida como um "apêndice explosão", pode ser fatal. Se tiveres febre, calafrios e este tipo de dor, deves fazer rapidamente um exame.


A SENSAÇÃO DE MEDO:  Quando a ansiedade é acompanhada por uma dor no peito, ou desconforto no peito pode estar relacionada com a doença coronariana, doença aórtica, ou outras doenças grávidas, diz Andrew M. Freeman, MD, cardiologista com a National Jewish Health, Denver, CO. Ansiedade trás uma sensação de que algo iminente deve ser levado a sério, especialmente se ele é associado com desconforto no epito, e é sempre melhor procurar um médico. Consulta o teu médico pessoal ou um cardiologista para um avaliação mais aprofundada, especialmente se tens histórico familiar de doença coronariana, morte prematura, se fumas ou tens pressão alta ou colesterol, diz Freeman.


INDIGESTÃO: Excesso de comida pode manter-te acordado, se está propenso a indigestão, os medicamentos não aliviar os sintomas, pode ser algo mais sério, diz Maxwell Chait, MD, um gastroenterologista Médicos Columbia Medical Group. Indigestão pode ser um sinal de Helicobacter pylori (H. pylori), uma bactéria ligada à úlcera péptica e até mesmo cancro gástrico, de acordo com um estudo recente publicado no Journal of Clinical Investigation (Dez 2012). A presença de H. pylori nem sempre resulta numa úlcera ou gastrite. Consulta um médico se os sintomas ocorrem, pode ser desencadeado por fatores de risco para doenças do coração (genética, pressão arterial elevada, diabetes, etc) em que muitas vezes esses medicamentos não aliviam os sintomas.


DOR NOS GÉMEOS: Um gémeo ferido pode ser mais do que uma lesão muscular, especialmente se passas muito tempo sentado num carro sem te mexeres. A sensação de queimadura pode ser um sintoma de trombose venosa profunda, um coáfulo de sangue que se forma numa veia. "É diferente de uma caimbra muscular em que geralmente desaparece após alguns minutos ou mais e um coágulo de sangue persistir", diz o cardiologista Dr. Frid. Os riscos de desenvolver um coágulo pode aumentar devido ao facto de estar sentado, especialmente se não estás a beber bastantes líquidos. Tens mais probabilidade de desenvolveres um coágulo se fores obeso. Não deves ignorar os sintomas, consulta um médico.


DOR NO JOELHO: Se sentes que o teu joelho está a entrar em colapso, pode ser uma lesão do ligamento cruzado anterior. Alguns jogadores de futebol são propensos a este tipo de lesões, à medida que ocorrem normalmente quando muda de direção ou de articulação, mas em alguns casos podem acontecer ao mesmo tempo simplesmente andando. Por outro lado, se sntires uma fraqueza devido a uma lesão, exercícios de fortalecimento para os teus quadris geralmente ajuda a voltar ao normal.


DOR DE CABEÇA: Uma dor de cabeça súbida, grave que atinge a máxima intensidad de imediato deves sempre ter atenção diz Mark W. Green, MD, diretor do Center for Headache and Pain Medicine e professor de neurologia e anestesiologia do Sinai School of Medicine, NYC Mount. "A hemorragia cerebral é sempre uma preocupação e não pode ser excluída, mesmo que a dor de cabea desapareça por conta própria. As enxaquecas podem ser explosivas, e nem todas as dores de cabeça súbitas são séries, mas deves ter sempre atenção."


FEBRE PERSISTENTE: A febre que aparece sem uma dor de garganta que o acompanha e tem a duração de mais de três dias pode ser devido a um infeção subjacente. "S etens uma febre, sem dintomas de gripe e transpiração ou calafrios-especialmente calafrios durante a noite. Pode ter infeção (ou bacteriana) das válvulas cardíacas, diz Dr. Sayeed." Esta infeção pode ser de um procedimento dentário. "Endocardite ocorre quando um vírus entra na corrente sanguínea e ataca a válvula cardíaca. Doenças como leucemia podem estar por detrás da febre".


FLASHES REPENTINOS DE LUZ: A menos que alguém tenha acabado de tirar uma foto com flash, os flashes repentinos de luz na tua visão podem representar uma série de distúrbios diferentes, diz Sanfy T. Feldman, MD, MS, oftalmologista e fundador da ClearView & Laser, em San Diego. "Alguns podem levar à perda de visão sem tratamento imediato. Estes flasehs pode ser um dos primeiros sintomas de um deslocamento da retina". Nem todos os sintomas de luz a piscar representam descolamentos da retina, mas deves procurar imediatamente a assistência de um oftalmologista se tiveres esses sintomas, diz Feldman. Fatores que aumentam o risco de deslocamento de retina incluem miopia, a cirurgia de cataratas, trauma no olho e um afinamento da retina chamada degeneração da retina treliça. Mudanças de idade e enxaquecas podem também levar a este sintoma.


DOR NAS ARTICULAÇÕES: Articulações nem sempre são motivo de preocupação. No entanto, se tens uma dor dolorosa, especialmente se sentes algo muito profundo dentro do ombro, pode ser o resultado de uma lágruma labral subjacente. "O labrum atua como uma cartilagem 'pára-choque' no ombro, e que desempenha um papel na estabilidade do ombro", Geier explica. "Lágrimas labral pode limitar a capacidade dos atletas para desempenhar as funções nos seus desportos, e trabalhadores manuais têm dificuldade em fazer trabalho pesado e outras funções no seus empregos". Consulta o teu ortopedista se sentires dores.


DOR AO URINAR: As mulheres são mais propensas a ter infeções urinárias, no entanto os homens também podem sofrer do mesmo problema. Dor ao urinar pode ser um sinal de infeção urinária em homens de todas as idades e em homens mais jovens, diz Culley Carson, MD, chefe de urologia da Universidade da Carolina do Norte Hospitais. Pode ser um sinal de um aumento da próstata ou hiperplasia prostárica benigna (BPH) em homens mais velhos. A maior preocupação para os homens com esse sintoma é o cancro de próstata ou bexiga, principalmente quando associada a heumatúria (células vermelhas do sangue na urina). Os homens devem ver o seu especialista em cuidados de saúde primários, que podem então recomendar uma avaliação por um urologista.
0

0 comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.