Aqueles chuveiros que existem nas piscinas afinal têm um propósito: cuidar da tua saúde.
Estás a ver aqueles chuveiros que existem nas piscinas e que raramente usas? Pois bem, fica a saber que eles estão lá com um propósito muito próprio: cuidar da tua saúde.
Embora muitas pessoas pensem que estes chuveiros servem para preparar o corpo (quente) para a temperatura (fria) da água, a verdade é que existem para evitar o aparecimento de infeções, doenças e até mesmo mutações genéticas.
Diz um estudo da Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, que as pessoas devem tomar sempre um duche antes de mergulhar numa piscina (pública, privada, descoberta, tapada ou de hidromassagem) para evitar a criação na pele de subprodutos de desinfeção perigosa.
Estes componentes são o resultado da junção dos desinfetantes usados na água da piscina com o suor, os cremes de cuidado pessoal e a urina. Os subprodutos de desinfeção perigosa podem causar danos genéticos às células (como foi detetado em testes de laboratório), mas também alguns tipos de cancro de bexiga e problemas respiratórios, lê-se no site da revista Health.
Embora os cientistas não queiram alarmar as pessoas e desincentivá-las a usar piscinas, salientam que as piscinas públicas cobertas e as de hidromassagem são as mais perigosas.
O estudo foi publicado na Journal Environmental Science & Technology.
0 comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.